Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/58179
Título: | Contribuições da Metodologia de Trabalho de Projeto para a construção de aprendizagens integradas das crianças |
Autor(es): | Oliveira, Carina Isabel Matos |
Orientador(es): | Parente, Maria Cristina Cristo |
Palavras-chave: | Educação pré-escolar Metodologia de Trabalho de Projeto Construção de aprendizagens integradas Preschool education Project work methodology Construction integrated of learning |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio, integrado no plano de estudos do Mestrado em Educação
Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, apresenta o projeto de intervenção
pedagógica desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada.
A intervenção pedagógica concretizada num contexto de jardim-de-infância, com um grupo
de vinte e duas crianças com 5 anos de idade, consistiu na implementação de um trabalho de
projeto que possibilitasse perceber de que forma o seu desenvolvimento pode potenciar a
construção de aprendizagens integradas nas crianças. O projeto de intervenção sustentou-se num
processo cíclico caraterístico da metodologia de investigação-ação que seguiu as diferentes etapas:
planificação, ação, observação e reflexão, sempre apoiadas num processo ativo de documentação.
Ao longo deste estudo verifica-se o papel ativo das crianças no processo de aprendizagem,
que motivadas pelos seus interesses e curiosidades, envolvem-se em ciclos de pesquisa onde
investigam as respostas às questões por si colocadas na fase inicial do projeto. Estas
investigações, das quais as crianças se foram apropriando em conjunto com as experiências
vivenciadas permitiram que as crianças pudessem construir, de uma forma integrada,
aprendizagens diversas relacionadas com as diferentes áreas de conteúdo. The present internship report, integrated in the syllabus of the Master's in Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education, presents the project of pedagogical intervention developed within the scope of the Supervised Teaching Practice. The pedagogical intervention carried out in a kindergarten context, with a group of twentytwo children at 5 years old, consisted in the implementation of a project work that allowed to realize how their development could potentiate the construction of learning integrated into children. The intervention project was based on a cyclical process characteristic of the research-action methodology that followed the different steps: planning, action, observation and reflection, always supporting an active process of documentation. Throughout this study the active role of children in the learning process is verified. Motivated by their interests and curiosities, they are involved in research cycles where they investigate the answers to the questions they posed in the initial phase of the project. These investigations, of which the children have appropriated together with the lived experiences allowed the children to construct, in an integrated way, diverse learning related to the different content areas. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58179 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carina Isabel Matos Oliveira.pdf | 4,43 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |