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TitleO conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e novas formas de aprendizagem
Other titlesThe school knowledge in times of plurality of knowledge and new ways of learning
Author(s)Pacheco, José Augusto
Mendes, Geovana Mendonça Lunardi
Sousa, Joana Raquel Faria
KeywordsConhecimento
Tecnologias digitais
Aprendizagem
Issue date2018
JournalEducação Unisinos
CitationPacheco, J. A., Mendes, G. M. L., & Sousa, J. (2018). O conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e novas formas de aprendizagem. Revista Unisinos, 22(4),268-277. doi: 10.4013/edu.2018.224.04
Abstract(s)Neste artigo, é abordado o conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e de novas formas de aprendizagem, mediante a abordagem de dois temas essenciais: a escola – entre o passado e o futuro – e a lógica de organização do conhecimento. Em cada um dos pontos, são introduzidas questões para responder à questão fundacional dos Estudos Curriculares – Qual é o conhecimento mais valioso?. Não havendo uma resposta definitiva, mais ainda com a afirmação das tecnologias digitais e seu impacto nas formas de aprender, a discussão está centrada no modo como a escola tem produzido a rutura na passagem de uma sociedade da tradição, ou da transmissão, para uma sociedade do conhecimento. Defendese, assim, que a discussão sobre o conhecimento é fundamental, mesmo que para isso seja necessário rever lógicas e reconhecer o facto de que a tecnologia só por si não introduz mudanças significativas, se bem que o modo como agimos cognitivamente está em processo de mudança.
This article addresses the school knowledge in the times of a plurality of knowledge and of new approaches to learning by two essential themes: the school – in between the past and the future – and the logic of organizing knowledge. At each point, questions were introduced to answer the foundational question of Curriculum Studies – What is the most valuable knowledge?. In the absence of a definitive answer, even more so with the affirmation of digital technologies and their impact on the ways of learning, the discussion centered on how the school has produced the rupture in the transition from a society of tradition, or transmission, to a society of knowledge. It is argued, therefore, that the discussion about knowledge is fundamental, even if it is necessary to review the logic and recognize the fact that technology alone does not introduce significant changes, although the way we act cognitively is in process of change.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/58105
DOI10.4013/edu.2018.224.04
e-ISSN2177-6210
Publisher versionhttp://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/index
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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