Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58105

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPacheco, José Augustopor
dc.contributor.authorMendes, Geovana Mendonça Lunardipor
dc.contributor.authorSousa, Joana Raquel Fariapor
dc.date.accessioned2019-01-11T16:12:10Z-
dc.date.available2019-01-11T16:12:10Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPacheco, J. A., Mendes, G. M. L., & Sousa, J. (2018). O conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e novas formas de aprendizagem. Revista Unisinos, 22(4),268-277. doi: 10.4013/edu.2018.224.04por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/58105-
dc.description.abstractNeste artigo, é abordado o conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e de novas formas de aprendizagem, mediante a abordagem de dois temas essenciais: a escola – entre o passado e o futuro – e a lógica de organização do conhecimento. Em cada um dos pontos, são introduzidas questões para responder à questão fundacional dos Estudos Curriculares – Qual é o conhecimento mais valioso?. Não havendo uma resposta definitiva, mais ainda com a afirmação das tecnologias digitais e seu impacto nas formas de aprender, a discussão está centrada no modo como a escola tem produzido a rutura na passagem de uma sociedade da tradição, ou da transmissão, para uma sociedade do conhecimento. Defendese, assim, que a discussão sobre o conhecimento é fundamental, mesmo que para isso seja necessário rever lógicas e reconhecer o facto de que a tecnologia só por si não introduz mudanças significativas, se bem que o modo como agimos cognitivamente está em processo de mudança.por
dc.description.abstractThis article addresses the school knowledge in the times of a plurality of knowledge and of new approaches to learning by two essential themes: the school – in between the past and the future – and the logic of organizing knowledge. At each point, questions were introduced to answer the foundational question of Curriculum Studies – What is the most valuable knowledge?. In the absence of a definitive answer, even more so with the affirmation of digital technologies and their impact on the ways of learning, the discussion centered on how the school has produced the rupture in the transition from a society of tradition, or transmission, to a society of knowledge. It is argued, therefore, that the discussion about knowledge is fundamental, even if it is necessary to review the logic and recognize the fact that technology alone does not introduce significant changes, although the way we act cognitively is in process of change.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado pelo Centro de Investigação em Educação (CIEd), projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, por intermédio de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT. Apoio de Bolsa de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/93389/2013)por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectTecnologias digitaispor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleO conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e novas formas de aprendizagempor
dc.title.alternativeThe school knowledge in times of plurality of knowledge and new ways of learningpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/indexpor
oaire.citationStartPage268por
oaire.citationEndPage277por
oaire.citationIssue4por
oaire.citationVolume22por
dc.identifier.eissn2177-6210por
dc.identifier.doi10.4013/edu.2018.224.04por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalEducação Unisinospor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
15769-60753856-1-PB.pdf763,52 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID