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TítuloO uso pedagógico de histórias envolvendo raciocínio matemático no 4.º e no 5.º anos de escolaridade
Autor(es)Ferreira, Marília Emanuela Oliveira
Orientador(es)Palhares, Pedro
Data2017
Resumo(s)O presente Relatório possuiu na sua base a conceção, o desenvolvimento, e a avaliação de um Projeto de Intervenção Pedagógica, transversal a duas turmas - 4.º ano de escolaridade e 5.º ano de escolaridade -, de ciclos de ensino diferentes - 1.º Ciclo do Ensino Básico e 2.º Ciclo do Ensino Básico - , em que decorreu a prática de ensino supervisionada. O Projeto, cujo tema é o desenvolvimento do raciocínio matemático, através da exploração de histórias, pretendia não só compreender como é que a exploração de histórias poderia contribuir para o desenvolvimento do raciocínio matemático, como também se era possível construir uma sequência didática para o efeito. Neste âmbito, procurou-se dar resposta a uma questão de investigação geral: “É possível desenvolver o raciocínio matemático através da exploração de histórias envolvendo o raciocínio matemático, e construindo uma sequência didática para o efeito?” Assim sendo, os objetivos contemplados que orientaram a realização do Projeto foram os seguintes: a) Desenvolver o raciocínio dos alunos através da exploração de histórias envolvendo o raciocínio matemático; b) Promover a interdisciplinaridade entre a Matemática e o Português; e c) Construir uma sequência didática, para cada ciclo, adequada e bem fundamentada, que possibilite aos alunos desenvolverem o pensamento matemático, através do uso de histórias envolvendo o raciocínio matemático. Quanto à metodologia de investigação adotada, trata-se de um estudo com dois casos, analisados qualitativamente, com uma abordagem fundamentalmente interpretativa. Para proceder à análise foi realizada uma observação participante e fez-se uma análise documental. Em suma, foi possível concluir que, de um modo geral, as histórias exploradas envolvendo raciocínio matemático usadas no Projeto, constituíram-se instrumentos didáticos potenciais no auxílio da compreensão de conceitos matemáticos, na resolução de problemas, fomentando experiências de aprendizagem criativas e significativas. A par disto, com o uso das histórias usadas no Projeto, pretendeu-se promover estratégias de ensino que visassem a formulação e a resolução de problemas, permitindo a integração da matemática com a língua materna e o desenvolvimento significativo de competências de ambas as áreas. Os resultados evidenciaram uma maior motivação e predisposição para a resolução de problemas, envolvendo o raciocínio matemático, e uma consolidação gradual dos conceitos matemáticos, a par de uma comunicação matemática mais ativa.
The present Report was based on the conception, the development and the evaluation of an Educational Intervention Project, common to two classes, 4th grade and 5th grade -, of different levels - 1st Cycle and 2nd Cycle of Basic Education -, where which the supervised teaching practice occurred. The Project, which subject is the development of the mathematical reasoning, through the exploration of stories, intended to not only understand how the exploration of stories contributes to the development of mathematical reasoning, but also if it was possible to create a didatic sequence for this purpose. In this context, one of the objectives was to give an answer to a general question of investigation: “Is it possible to develop the mathematical reasoning through the exploration of stories involving mathematical reasoning, and creating a didatic sequence for this purpose?” Therefore, the covered objectives that guide the Project´s realisation were the following ones: a) Develop student´s reasoning through the exploration of stories involving mathematical reasoning; b) To promote the interdisciplinarity between Mathematics and Portuguese language; and c) Create a didatic sequence, for each cycle, appropriate and well-founded, that enables students to develop mathematical reasoning, through the use of stories. About the methodology adopted in this investigation, it is a study with two cases, qualitative analyzed, with an interpretative fundamentally approach. To proceed to the analysis, it was made a participant observation and a documental analysis. It was possible to conclude that, in general, the explored stories involving mathematical reasoning used in the Project, were potencial didatic instruments in aid of the understanding of mathematical concepts, in the resolution of problems, fomenting creative and significant learning experiences. With the use of stories used in the project, we intended to promote teaching strategies to seek the formulation and the resolution of problems, allowing the integration of the mathematics with the native language and a significant development of competences of both areas. The results showed a greater motivation and predisposition for solving problems, involving mathematical reasoning, and a gradual consolidation of mathematical concepts, along with a more active mathematical communication.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57988
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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