Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57840

TítuloEstágio curricular: o movimento de construção identitária docente em narrativas de formação
Autor(es)Sarmento, Teresa
Rocha, Simone Albuquerque da Rocha
Paniago, Rosenilde Nogueira
Palavras-chaveFormação de professores
Construção da identidade docente
Estágio
Teacher training
Internship
Construction of the teaching identity
Formación del professorado
Estágio
Construción de la identidad docente
Data2018
RevistaPráxis Educacional
CitaçãoSARMENTO Teresa, ROCHA, Simone Albuquerque da, PANIAGO Rosenilde Nogueira (2018). Estágio curricular: o movimento de construção identitária docente em narrativas de formação. Práxis Educacional/Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – v.14, n.30, out/dez, 2018– Vitória da Conquista: Edições Uesb, p.152-177.ISSN: 2178 -2679
Resumo(s)Este artigo resulta de investigação que focaliza o Estágio como espaço de aprendizagem e construção da identidade docente, em contexto de formação inicial, no Brasil e em Portugal. O objetivo foi analisar como estagiárias brasileiras e portuguesas entendem o componente do Estágio no processo de construção da sua identidade profissional. Para tanto foram delineadas algumas questões: Que elementos são destacados como relevantes pelos estagiários? De que maneira o Estágio contribui para a construção da identidade docente? Como caminho metodológico optou-se pelo uso das narrativas recolhidas em relatórios e memoriais de formação, adotando-se assim uma abordagem qualitativa de análise. O suporte teórico é sustentado por referenciais da área da formação de professores, área multidisciplinar em que diferentes saberes se cruzam. Os dados revelaram que os movimentos de construção identitária se acentuam no espaço/tempo do Estágio, destacando-se nas narrativas que esse processo ocorre em diferentes contextos, e que a observação, a (auto)reflexão e as relações estabelecidas nesse período são fundantes para o processo de tornar-se professor.
This paper results from an investigation of Internship as a space for learning and construction of the teaching identity, in the context of initial formation, in Brazil and Portugal. The goal was to analyze how Brazilian and Portuguese trainees understand the Internship component in the process of building their professional identity. Firstly, some questions were outlined: What elements are highlighted as relevant by trainees? In what way does the Internship contribute to the construction of the teaching identity? As a methodological path, we chose to use the narratives collected in training reports and memorials, adopting a qualitative approach to analysis. The theoretical support is supported by references from the area of teacher training, a multidisciplinary area in which different knowledge crosses. The data revealed that the movements of identity construction are accentuated in the space / time of the Internship, highlighting in the narratives that this process occurs in different contexts, and that observation, (self) reflection and the relationships established in this period are foundations for the process of becoming a teacher.
Este artículo es resultado de una investigación centrada en las prácticas educativas consideradas como espacio de aprendizaje y de construcción de la identidad docente, en el contexto de la formación inicial, de Brasil y Portugal. El objetivo fue analizar la comprensión de las pasantes sobre las prácticas docentes en el proceso de construcción de la identidad profesional. Con este objetivo, se formularon un conjunto de cuestiones: ¿Qué elementos esenciales subrayan las pasantes? ¿De qué manera las prácticas docentes contribuyen para la formación de la identidad docente? Se adoptó la metodología de análisis cualitativo, aplicada a la recogida de narrativas de informes y memorias de formación. El marco teórico corresponde a la formación de profesores, de carácter multidisciplinar. Los resultados revelan que los movimientos para la construcción de la identidad se acentúan en el espacio/tiempo de la práctica docente. En las narrativas destaca el papel esencial de la observación, la autoformación y las relaciones establecidas durante este período para la constitución del docente.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57840
e-ISSN2178-2679
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
10 RPE 30 - 7 Teresa - Simone - Rosineide.pdf410,5 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID