Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57375
Título: | Contribuições da metodologia de trabalho de projeto para a construção de aprendizagens das crianças e dos adultos: um estudo de caso |
Autor(es): | Magalhães, Ana Leonor Alvelos |
Orientador(es): | Parente, Maria Cristina Cristo |
Palavras-chave: | Educação pré-escolar Trabalho de projeto Construção de aprendizagem das crianças e dos adultos Documentação pedagógica Preschool education Project work Children and adults construction of learning Pedagogical documentation |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O relatório de estágio que se segue apresenta o projeto de intervenção pedagógica
realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar
e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.
A intervenção pedagógica realizada em contexto de jardim-de-infância, com um grupo
constituído por 20 crianças entre os 4 e os 6 anos de idade, consistiu no desenvolvimento de um
trabalho de projeto e na compreensão dos modos pelos quais a sua implementação pode favorecer
a construção de aprendizagem das crianças e dos adultos. Para essa compreensão, o projeto de
intervenção foi sustentando na abordagem de investigação-ação, um processo cíclico constituído
pelas seguintes fases: planificação, ação, observação e reflexão. A documentação pedagógica foi
central para monitorizar todo o processo, sustentando este ciclo de aprendizagem.
O estudo realizado revela que as crianças assumiram um papel ativo no desenvolvimento
das suas aprendizagens, pois o trabalho de projeto nasceu a partir dos seus interesses,
curiosidades e questões. O mesmo desenvolveu-se naturalmente, em ciclos, através da realização
de investigações sobre questões levantadas pelas crianças. E, com essas investigações, as
crianças puderam apropriar-se do importante processo de pesquisa e construir aprendizagens
estimulantes e diversificadas, capazes de as apoiar na construção de respostas para as questões
identificadas. Também os adultos puderam construir aprendizagens com a implementação de um
trabalho de projeto, pois este desafia os mesmos a refletirem sobre a sua ação educativa e a
proporcionar experiências de aprendizagem ricas e diversificadas às crianças. The follow internship report, presents the intervention pedagogical project carried out under the Supervised Teaching Practice, of the Master’s in Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education. The pedagogical intervention held in a kindergarten context, with a group of 20 children aged between 4 and 6 years old, consisted in the development of a project work and in which ways of understanding this implementation can favor the children and adults construction of learning. For that understanding, the project was supported in the investigation-action methodology, a cyclical process with the following phases: planning, action, observation and reflection. The pedagogical documentation was central to monitor the entire process, supporting this learning cycle. The realized study reveals that the children took an active role of their learning, because the project was born through their interests, curiosities and issues. The same natural developed, in cycles, by conducting investigations into the children issues. And, with that investigations, the children were able to take ownership of the important research process and build stimulating and diverse learning, capable of supporting in the construction of answers for the identified issues. Adults could also built learning with the implementation of a project, because this defies the same to reflect about their educational action and to provide rich and diverse learning experiences to the children. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57375 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Leonor Alvelos Magalhães.pdf | 4,07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |