Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57322
Título: | Aprendizagem em contexto clínico: experiências de educação e formação dos enfermeiros em unidades de cuidados intensivos |
Autor(es): | Macedo, Ana Paula Püschel, Vilanice Padilha, Katia |
Palavras-chave: | Aprendizagens Enfermeiros Contexto clínico Unidades de cuidados intensivos |
Data: | 2018 |
Citação: | Macedo, Ana; Püschel, V.; Padilha, K. (2018). Aprendizagem em Contexto Clínico: Experiências de Educação e Formação dos Enfermeiros em Unidades de Cuidados Intensivos. In Aurelio Villa Sánchez (Ed.), Tendencias Actuales de las Transformaciones de las Universidades en una Nueva Sociedad Digital, Vigo: VII FIIU, p.457-469. |
Resumo(s): | A presente comunicação focaliza-se nas práticas e estratégias de educação e formação dos enfermeiros em unidades de cuidados intensivos situadas em países distintos, Portugal e Brasil. A opção por uma metodología de “estudo de caso”, em duas unidades de cuidados intensivos e nas práticas dos atores, ou seja, nos seus modos de gestão, possibilita-nos compreender se o exercício profissional dos enfermeiros que trabalham neste contexto pode ser educativo e formativo. A partir de uma amostra intencional recorre-se ao inquérito por entrevista e à observação no terreno, como técnicas privilegiadas de recolha de dados. Os resultados do estudo permitem-nos inferir que os dois contextos estudados adotam estratégias e dinâmicas capazes de influenciar a educação e formação que acontece no local de trabalho e consequentemente as aprendizagens destes profissionais. Conclui-se que os modelos de gestão estabelecem uma analogia considerável nos modos de concretizar a educação e a formação em unidades de cuidados intensivos. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57322 |
ISBN: | 9788415045199 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | ESE-CIE - Livros e Capítulos de Livros / Books and Book Chapters |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TENDENCIAS_ACTUALES_DE_LAS_TRANSFORMACIONES_DE_LAS_UNIVERSIDADES_EN_UNA_NUEVA_SOCIEDAD_DIGITAL (004).pdf | 2,3 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons