Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57322
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Macedo, Ana Paula | por |
dc.contributor.author | Püschel, Vilanice | por |
dc.contributor.author | Padilha, Katia | por |
dc.date.accessioned | 2018-12-17T08:30:59Z | - |
dc.date.available | 2018-12-17T08:30:59Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | Macedo, Ana; Püschel, V.; Padilha, K. (2018). Aprendizagem em Contexto Clínico: Experiências de Educação e Formação dos Enfermeiros em Unidades de Cuidados Intensivos. In Aurelio Villa Sánchez (Ed.), Tendencias Actuales de las Transformaciones de las Universidades en una Nueva Sociedad Digital, Vigo: VII FIIU, p.457-469. | por |
dc.identifier.isbn | 9788415045199 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/57322 | - |
dc.description.abstract | A presente comunicação focaliza-se nas práticas e estratégias de educação e formação dos enfermeiros em unidades de cuidados intensivos situadas em países distintos, Portugal e Brasil. A opção por uma metodología de “estudo de caso”, em duas unidades de cuidados intensivos e nas práticas dos atores, ou seja, nos seus modos de gestão, possibilita-nos compreender se o exercício profissional dos enfermeiros que trabalham neste contexto pode ser educativo e formativo. A partir de uma amostra intencional recorre-se ao inquérito por entrevista e à observação no terreno, como técnicas privilegiadas de recolha de dados. Os resultados do estudo permitem-nos inferir que os dois contextos estudados adotam estratégias e dinâmicas capazes de influenciar a educação e formação que acontece no local de trabalho e consequentemente as aprendizagens destes profissionais. Conclui-se que os modelos de gestão estabelecem uma analogia considerável nos modos de concretizar a educação e a formação em unidades de cuidados intensivos. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Aprendizagens | por |
dc.subject | Enfermeiros | por |
dc.subject | Contexto clínico | por |
dc.subject | Unidades de cuidados intensivos | por |
dc.title | Aprendizagem em contexto clínico: experiências de educação e formação dos enfermeiros em unidades de cuidados intensivos | por |
dc.type | bookPart | por |
oaire.citationStartPage | 457 | por |
oaire.citationEndPage | 469 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.bookTitle | Tendencias Actuales de las Transformaciones de las Universidades en una Nueva Sociedad Digital | por |
Aparece nas coleções: | ESE-CIE - Livros e Capítulos de Livros / Books and Book Chapters |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TENDENCIAS_ACTUALES_DE_LAS_TRANSFORMACIONES_DE_LAS_UNIVERSIDADES_EN_UNA_NUEVA_SOCIEDAD_DIGITAL (004).pdf | 2,3 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons