Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57322

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMacedo, Ana Paulapor
dc.contributor.authorPüschel, Vilanicepor
dc.contributor.authorPadilha, Katiapor
dc.date.accessioned2018-12-17T08:30:59Z-
dc.date.available2018-12-17T08:30:59Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMacedo, Ana; Püschel, V.; Padilha, K. (2018). Aprendizagem em Contexto Clínico: Experiências de Educação e Formação dos Enfermeiros em Unidades de Cuidados Intensivos. In Aurelio Villa Sánchez (Ed.), Tendencias Actuales de las Transformaciones de las Universidades en una Nueva Sociedad Digital, Vigo: VII FIIU, p.457-469.por
dc.identifier.isbn9788415045199por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/57322-
dc.description.abstractA presente comunicação focaliza-se nas práticas e estratégias de educação e formação dos enfermeiros em unidades de cuidados intensivos situadas em países distintos, Portugal e Brasil. A opção por uma metodología de “estudo de caso”, em duas unidades de cuidados intensivos e nas práticas dos atores, ou seja, nos seus modos de gestão, possibilita-nos compreender se o exercício profissional dos enfermeiros que trabalham neste contexto pode ser educativo e formativo. A partir de uma amostra intencional recorre-se ao inquérito por entrevista e à observação no terreno, como técnicas privilegiadas de recolha de dados. Os resultados do estudo permitem-nos inferir que os dois contextos estudados adotam estratégias e dinâmicas capazes de influenciar a educação e formação que acontece no local de trabalho e consequentemente as aprendizagens destes profissionais. Conclui-se que os modelos de gestão estabelecem uma analogia considerável nos modos de concretizar a educação e a formação em unidades de cuidados intensivos.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectAprendizagenspor
dc.subjectEnfermeirospor
dc.subjectContexto clínicopor
dc.subjectUnidades de cuidados intensivospor
dc.titleAprendizagem em contexto clínico: experiências de educação e formação dos enfermeiros em unidades de cuidados intensivospor
dc.typebookPartpor
oaire.citationStartPage457por
oaire.citationEndPage469por
dc.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.bookTitleTendencias Actuales de las Transformaciones de las Universidades en una Nueva Sociedad Digitalpor
Aparece nas coleções:ESE-CIE - Livros e Capítulos de Livros / Books and Book Chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TENDENCIAS_ACTUALES_DE_LAS_TRANSFORMACIONES_DE_LAS_UNIVERSIDADES_EN_UNA_NUEVA_SOCIEDAD_DIGITAL (004).pdf2,3 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID