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https://hdl.handle.net/1822/57242
Título: | A evolução dos conceitos de ser vivo, animal e planta com recurso a uma estratégia de mudança conceptual |
Autor(es): | Cardoso, Ana Catarina Pereira |
Orientador(es): | Borges, Francisco Alberto Marques |
Palavras-chave: | Conceções prévias Ser vivo Vida Animal Planta Previous conceptions Living being Life Animal Plant |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O presente projeto foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de
Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico e
consiste na idealização, implementação e avaliação de intervenção pedagógica. Este
projeto foi desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Real em Braga no ano letivo
2015/2016, numa primeira parte com uma turma do 2º ano de escolaridade constituída
por 25 alunos e numa segunda parte com uma turma do 5º ano de escolaridade
constituída por 30 alunos. O tema escolhido para este projeto “A evolução do conceito
de ser vivo com recurso a uma estratégia de mudança conceptual” surgiu com a opção
de implementar um modelo de ensino voltado para a mudança conceptual recorrendo a
atividades práticas e laboratoriais privilegiando as ideias prévias dos alunos com o
objetivo de (re)criar o conhecimento científico. As atividades desenvolvidas durante a
intervenção tinham como meta, a atingir, os objetivos estipulados no projeto de
intervenção pedagógica:
1. Detetar quais as conceções dos alunos sobre o conceito de ser vivo;
2. Confrontar as ideias dos alunos com evidências de natureza experimental e
outras de natureza prática;
3. Avaliar a evolução das ideias dos alunos em função da intervenção pedagógica
realizada.
O levantamento das ideias prévias dos alunos foi feito através da aplicação de um
questionário construído com base em algumas conceções alternativas identificadas na
literatura por diversos investigadores.
A avaliação deste projeto de intervenção pedagógica foi positiva apesar da
ocorrência de alguns imprevistos que tiveram de ser contornados e, por consequência,
algumas atividades sofreram alterações à planificação inicial, mas pode-se afirmar que
os objetivos foram alcançados na globalidade e revelaram uma evolução as ideias
prévias dos alunos acerca do tema em questão. This project was developed under the Course of Supervised Teaching Practice Master in Education 1st and 2nd cycle of basic education and consists of ideation, implementation and evaluation of educational intervention. This project was developed at the Group of Schools from Real in Braga in the academic year 2015/2016, in the first part with a group of 2nd grade consists of 25 students and a second part with a group of 5th grade consists of 30 students. The theme chosen for this project "The evolution of the concept of living using a conceptual change strategy" came up with the option of implementing a teaching model focused on conceptual change using practical and laboratory activities focusing on the previous ideas of students in order to (re)create scientific knowledge. The activities developed during the intervention had a goal, to achieve the goals set out in the objectives of pedagogical intervention project: 1. Detects which the conceptions of the students on the concept of living being; 2. Confronting students' ideas with evidence from experimental and other practical; 3. Evaluate the progress of students' ideas on the basis of pedagogical intervention performed. The survey of previous ideas of students was done by applying a questionnaire built on some alternative conceptions identified in the literature by several researchers. The assessment of this educational intervention project was positive despite the occurrence of some unforeseen events that had to be overcome and, therefore, some activities have changed the initial planning, but it can be said that the objectives were achieved overall and revealed an evolution the previous ideas of students about the issue at hand. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57242 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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