Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57242

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBorges, Francisco Alberto Marquespor
dc.contributor.authorCardoso, Ana Catarina Pereirapor
dc.date.accessioned2018-12-11T15:27:02Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/57242-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO presente projeto foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico e consiste na idealização, implementação e avaliação de intervenção pedagógica. Este projeto foi desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Real em Braga no ano letivo 2015/2016, numa primeira parte com uma turma do 2º ano de escolaridade constituída por 25 alunos e numa segunda parte com uma turma do 5º ano de escolaridade constituída por 30 alunos. O tema escolhido para este projeto “A evolução do conceito de ser vivo com recurso a uma estratégia de mudança conceptual” surgiu com a opção de implementar um modelo de ensino voltado para a mudança conceptual recorrendo a atividades práticas e laboratoriais privilegiando as ideias prévias dos alunos com o objetivo de (re)criar o conhecimento científico. As atividades desenvolvidas durante a intervenção tinham como meta, a atingir, os objetivos estipulados no projeto de intervenção pedagógica: 1. Detetar quais as conceções dos alunos sobre o conceito de ser vivo; 2. Confrontar as ideias dos alunos com evidências de natureza experimental e outras de natureza prática; 3. Avaliar a evolução das ideias dos alunos em função da intervenção pedagógica realizada. O levantamento das ideias prévias dos alunos foi feito através da aplicação de um questionário construído com base em algumas conceções alternativas identificadas na literatura por diversos investigadores. A avaliação deste projeto de intervenção pedagógica foi positiva apesar da ocorrência de alguns imprevistos que tiveram de ser contornados e, por consequência, algumas atividades sofreram alterações à planificação inicial, mas pode-se afirmar que os objetivos foram alcançados na globalidade e revelaram uma evolução as ideias prévias dos alunos acerca do tema em questão.por
dc.description.abstractThis project was developed under the Course of Supervised Teaching Practice Master in Education 1st and 2nd cycle of basic education and consists of ideation, implementation and evaluation of educational intervention. This project was developed at the Group of Schools from Real in Braga in the academic year 2015/2016, in the first part with a group of 2nd grade consists of 25 students and a second part with a group of 5th grade consists of 30 students. The theme chosen for this project "The evolution of the concept of living using a conceptual change strategy" came up with the option of implementing a teaching model focused on conceptual change using practical and laboratory activities focusing on the previous ideas of students in order to (re)create scientific knowledge. The activities developed during the intervention had a goal, to achieve the goals set out in the objectives of pedagogical intervention project: 1. Detects which the conceptions of the students on the concept of living being; 2. Confronting students' ideas with evidence from experimental and other practical; 3. Evaluate the progress of students' ideas on the basis of pedagogical intervention performed. The survey of previous ideas of students was done by applying a questionnaire built on some alternative conceptions identified in the literature by several researchers. The assessment of this educational intervention project was positive despite the occurrence of some unforeseen events that had to be overcome and, therefore, some activities have changed the initial planning, but it can be said that the objectives were achieved overall and revealed an evolution the previous ideas of students about the issue at hand.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectConceções préviaspor
dc.subjectSer vivopor
dc.subjectVidapor
dc.subjectAnimalpor
dc.subjectPlantapor
dc.subjectPrevious conceptionspor
dc.subjectLiving beingpor
dc.subjectLifepor
dc.subjectAnimalpor
dc.subjectPlantpor
dc.titleA evolução dos conceitos de ser vivo, animal e planta com recurso a uma estratégia de mudança conceptualpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202053121por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade14 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE.pdf
Acesso restrito!
1,38 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID