Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/56931

TitleO papel do diário alimentar no programa “Planear Saúde na Escola”: monitorizar hábitos, avaliar as mudanças alimentares nos adolescentes
Author(s)Vieira, Margarida
Carvalho, Graça Simões de
Editor(s)Anastácio, Zélia
Carvalho, Graça Simões de
Pereira, Beatriz
KeywordsDiário alimentar
Hábitos alimentares
Programa educativo
Adolescentes
Issue date2018
PublisherNovas Edições Acadêmicas
CitationVieira, M. & Carvalho, G.S. (2018). O papel do diário alimentar no programa “Planear Saúde na Escola”: monitorizar hábitos, avaliar as mudanças alimentares nos adolescentes. In: Anastácio, Z., Carvalho, G. S. & Pereira, B. (Coord.) Atividade Física, Saúde e Lazer: Desenvolvimento Infantil e Comportamentos Alimentares. Riga: Novas Edições Acadêmicas. pp. 121-139.
Abstract(s)Na escola, as crianças e os adolescentes aprendem sobre conceitos de hábitos alimentares saudáveis e até sabem o que são, mas a realidade mostra que não assumem uma prática baseada nesses conceitos. Como não os aplicam na sua vida diária, o resultado traduz-se numa escalada exponencial de prevalência de excesso de peso e obesidade nestas faixas etárias. De modo a alterar este padrão comum e atual, e assim contribuir para solucionar uma questão de impasse, procurou-se investigar sobre estratégias eficazes e fatores facilitadores para que se pudessem observar alterações positivas nos comportamentos alimentares das crianças, suportadas por uma metodologia que possa vir a ser reproduzida e multiplicada. Assim, implementou-se o programa educativo denominado “Planear Saúde na Escola” com adolescentes do 6.º ano de escolaridade, durante um ano letivo completo. A partir de 20 temas propostos, os alunos selecionaram 8 temas que foram trabalhados em 8 módulos formativos ao longo do ano letivo. Nos três dias que se seguiram a cada módulo, os alunos fizeram um Diário Alimentar (DA) individual com registos daquilo que comeram e beberam diariamente, constituindo uma fonte privilegiada da recolha de dados, demonstrando que o DA, apesar de ter sido considerado fastidioso pelos adolescentes, teve uma elevada taxa de execução no que respeita à entrega/recolha dos diários, com uma adesão positiva dos adolescentes no registo dos mesmos e durante um período relativamente longo, o que permitiu monitorizar os efeitos dos diferentes módulos de formação e a intervenção do programa “Planear Saúde na Escola” no seu todo.
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/56931
ISBN978-620-2-03648-1
Publisher versionhttps://www.morebooks.de/store/pt/book/atividade-f%C3%ADsica,-sa%C3%BAde-e-lazer/isbn/978-620-2-03648-1
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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