Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56931

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Margaridapor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.contributor.editorAnastácio, Zéliapor
dc.contributor.editorCarvalho, Graça Simões depor
dc.contributor.editorPereira, Beatrizpor
dc.date.accessioned2018-11-13T12:24:27Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationVieira, M. & Carvalho, G.S. (2018). O papel do diário alimentar no programa “Planear Saúde na Escola”: monitorizar hábitos, avaliar as mudanças alimentares nos adolescentes. In: Anastácio, Z., Carvalho, G. S. & Pereira, B. (Coord.) Atividade Física, Saúde e Lazer: Desenvolvimento Infantil e Comportamentos Alimentares. Riga: Novas Edições Acadêmicas. pp. 121-139.por
dc.identifier.isbn978-620-2-03648-1por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/56931-
dc.description.abstractNa escola, as crianças e os adolescentes aprendem sobre conceitos de hábitos alimentares saudáveis e até sabem o que são, mas a realidade mostra que não assumem uma prática baseada nesses conceitos. Como não os aplicam na sua vida diária, o resultado traduz-se numa escalada exponencial de prevalência de excesso de peso e obesidade nestas faixas etárias. De modo a alterar este padrão comum e atual, e assim contribuir para solucionar uma questão de impasse, procurou-se investigar sobre estratégias eficazes e fatores facilitadores para que se pudessem observar alterações positivas nos comportamentos alimentares das crianças, suportadas por uma metodologia que possa vir a ser reproduzida e multiplicada. Assim, implementou-se o programa educativo denominado “Planear Saúde na Escola” com adolescentes do 6.º ano de escolaridade, durante um ano letivo completo. A partir de 20 temas propostos, os alunos selecionaram 8 temas que foram trabalhados em 8 módulos formativos ao longo do ano letivo. Nos três dias que se seguiram a cada módulo, os alunos fizeram um Diário Alimentar (DA) individual com registos daquilo que comeram e beberam diariamente, constituindo uma fonte privilegiada da recolha de dados, demonstrando que o DA, apesar de ter sido considerado fastidioso pelos adolescentes, teve uma elevada taxa de execução no que respeita à entrega/recolha dos diários, com uma adesão positiva dos adolescentes no registo dos mesmos e durante um período relativamente longo, o que permitiu monitorizar os efeitos dos diferentes módulos de formação e a intervenção do programa “Planear Saúde na Escola” no seu todo.por
dc.description.sponsorshipFinanciado pelo CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherNovas Edições Acadêmicaspor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/136045/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectDiário alimentarpor
dc.subjectHábitos alimentarespor
dc.subjectPrograma educativopor
dc.subjectAdolescentespor
dc.titleO papel do diário alimentar no programa “Planear Saúde na Escola”: monitorizar hábitos, avaliar as mudanças alimentares nos adolescentespor
dc.typebookPartpor
dc.relation.publisherversionhttps://www.morebooks.de/store/pt/book/atividade-f%C3%ADsica,-sa%C3%BAde-e-lazer/isbn/978-620-2-03648-1por
oaire.citationStartPage121por
oaire.citationEndPage139por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.bookTitleAtividade física, saúde e lazer: desenvolvimento infantil e comportamentos alimentarespor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AFSL-2018_DiarioAlim.pdf
Acesso restrito!
8,36 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID