Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56929

TítuloHigiene oral: uma atividade de promoção da saúde com crianças do 1.º ciclo do ensino básico
Autor(es)Mafra, Paulo
Lima, Nelson
Carvalho, Graça Simões de
Editor(es)Anastácio, Zélia
Carvalho, Graça Simões de
Pereira, Beatriz
Palavras-chaveHigiene oral
Cárie dentária
Microrganismos
Atividades experimentais
Ensino básico
Data2018
EditoraNovas Edições Acadêmicas
CitaçãoMafra, P & Carvalho, G.S. (2018). Higiene Oral: uma atividade de promoção da saúde com crianças do 1.º ciclo do ensino básico. In: Anastácio, Z., Carvalho, G. S. & Pereira, B. (Coord.) Atividade Física, Saúde e Lazer: Desenvolvimento Infantil e Comportamentos Alimentares. Riga: Novas Edições Acadêmicas. pp. 77-97.
Resumo(s)É reconhecido por vários autores que o ensino experimental das ciências desenvolve na criança capacidades manipulativas e de raciocínio, permitindo um melhor conhecimento do mundo que a rodeia, possibilitando o desenvolvimento de competências em áreas curriculares para além das ciências. Neste estudo pretendeu-se que as crianças compreendessem que o ato de lavar os dentes reduz significativamente a quantidade de bactérias existentes na boca contribuindo, desta forma, para reduzir a possibilidade de virem a desenvolver futuramente cáries dentárias. Para o efeito, trabalhou-se com uma turma de 16 alunos do 4.º ano de escolaridade (9-10 anos) de uma escola de Bragança, centrando-se em duas questões problema. Questão-Problema 1: Os teus dentes têm micróbios? Questão-Problema 2: Porque devemos lavar os dentes depois das refeições? Para obter resposta à primeira questão, recorreu-se à observação microscópica de uma amostra de placa dentária das crianças; para a segunda questão foram usadas placas de Petri inoculadas com placa dentária quer antes quer depois da lavagem dos dentes. O protocolo experimental, que serviu de guia e registo, apresentava a seguinte tipologia: a) “Questão-problema” – questão inicial que se queria ver respondida no final da atividade; b) “Antes da experiência” – onde os alunos registaram as suas previsões; c) “Experiência” – espaço com os procedimentos a seguir e onde os alunos registaram as suas observações; d) “Depois da experiência” – onde fizeram uma reflexão acerca das observações realizadas, comparando-as com as previsões iniciais, assim como o registo das respostas às questões-problema. Os resultados mostraram que os alunos (i) distinguiram o nível microscópico das bactérias individuais e o nível macroscópico das colónias bacterianas, (ii) reconheceram a eficácia do processo de lavagem dos dentes para a redução de microrganismos da boca, bem como (iii) compreenderam a sua importância para a prevenção da cárie dentária. Concluímos assim, que esta atividade sobre microbiologia pode ajudar as crianças, logo nos primeiros anos de escolaridade, através de uma forma autónoma e responsável, a entenderem as implicações da higiene oral, não como uma simples regra a ter de ser cumprida, mas também, e principalmente, como um comportamento de prevenção da cárie dentária.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/56929
ISBN978-620-2-03648-1
Versão da editorahttps://www.morebooks.de/store/pt/book/atividade-f%C3%ADsica,-sa%C3%BAde-e-lazer/isbn/978-620-2-03648-1
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:CEB - Livros e Capítulos de Livros / Books and Book Chapters
CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
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AFSL-2018_HigieneOral.pdf
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