Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/56919
Título: | Os jogos das crianças nos recreios das escolas do 1º ciclo do ensino básico do Norte de Portugal |
Autor(es): | Pereira, Vânia Sofia Sousa Rodríguez Fernández, José Eugenio Pereira, Beatriz Condessa, Isabel |
Palavras-chave: | Jogos e brinquedos Recreação Criança Ensino Fundamental Play and games Recreation Children Education primary Education, primary |
Data: | 2018 |
Editora: | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID/UFRGS) |
Revista: | Movimento: Revista de Educação Física da UFRGS |
Citação: | Pereira, V. S., Fernández, J. E. R., Pereira, B., Condessa, I. (2018). Os jogos das crianças nos recreios das escolas do 1º ciclo do ensino básico do Norte de Portugal, Movimento, 24 (3), 859-874 |
Resumo(s): | Este estudo teve como objetivo identificar os jogos realizados e preferidos
nos recreios das escolas do 1º ciclo, fazendo a diferenciação entre género e ano de
escolaridade. Foi aplicado um questionário em duas escolas do 1º ciclo do ensino
básico do norte de Portugal. A amostra foi constituída por 317 alunos dos 4 anos de
escolaridade, dos quais 167 são rapazes e 150 raparigas. Verificamos que os jogos de
“correr” e “caçadinhas” são os que se realizam com mais frequência, mas os rapazes
também gostam muito de “futebol” e as raparigas de “conversar”. O estudo confirma a
pouca diversificação nos jogos realizados pelos alunos e, de acordo com os resultados,
é necessário o enriquecimento das atividades lúdicas desenvolvidas pelas crianças
utilizando novas intervenções lúdico-pedagógicas ou novos materiais no espaço de
recreio. Abstract: This study sought to identify the games played and preferred by children during school recess in the so-called first cycle, breaking that information down by gender and school year. A questionnaire was applied in two basic education schools in northern Portugal. The sample included 317 students from the four years in that stage – 167 boys and 150 girls. It found that “running” and “chasing” are the most frequent, even though boys prefer football while girls prefer talking. The study confirms low diversification in the games played by children and, according to its findings, children’s playful activities must be enriched by using new playful-pedagogic interventions or new materials during recess. Resumen: Este estudio tuvo como objetivo identificar los juegos realizados y preferidos por los niños en los recreos de las escuelas de primer ciclo, estableciendo una diferenciación entre el género y el año de escolaridad. Se aplicó un cuestionario en dos escuelas de enseñanza básica en Braga, norte de Portugal. La muestra estuvo formada por 317 alumnos de los cuatro años de escolaridad que dura la etapa, de los cuales 167 son niños y 150 son niñas. Se pudo comprobar que los juegos de “correr” y de “pillar” son los que se realizan con más frecuencia, aunque a los niños les gusta también mucho el fútbol y, a las niñas, conversar unas con otras. El estudio confirma la poca diversificación de los juegos realizados por el alumnado, haciéndose necesario un enriquecimiento de las actividades lúdicas desarrolladas por los niños, utilizando nuevas intervenciones lúdicopedagógicas o nuevos materiales para emplear en el espacio de recreo |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/56919 |
DOI: | 10.22456/1982-8918.76335 |
ISSN: | 0104-754X |
Versão da editora: | . https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/76335/50400 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OS JOGOS DAS CRIANÇAS NOS RECREIOS DAS.pdf | 427,56 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |