Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56760

TítuloGrandes clássicos em versões mini: o caso de O Livro da Selva, de Rudyard Kipling
Outro(s) título(s)Great classics in mini versions: the case of The Jungle Book, by Rudyard Kipling
Autor(es)Silva, Sara Raquel Reis da
Palavras-chaveLiteratura para a infância
Clássicos
O Livro da Selva
Adaptações para pré-leitores
Children’s literature
Classics
Adaptations for pre-readers
The Jungle Book
DataJun-2018
EditoraUniversidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
RevistaPoiésis
Citaçãoda Silva, S. R. D. R. (2018). GRANDES CLÁSSICOS EM VERSÕES MINI: O CASO DE O LIVRO DA SELVA, DE RUDYARD KIPLING. Poiésis-Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, 12, 90-105
Resumo(s)Uma das tendências contemporâneas da literatura para a infância consiste no boom de edições nascidas da transformação de narrativas clássicas universais, quer pertencentes ao acervo tradicional oral, quer de autor, muitas até originalmente publicadas não tendo como destinatário extratextual o leitor infanto-juvenil. Predominam objectos adaptados, com uma nova roupagem e cuja configuração verbal, visual e gráfica, denunciando uma intencional interactividade, sensorialidade e ludicidade, faz prever um receptor coincidente com a criança que ainda não lê ou que dá os primeiros passos na leitura. A História da recepção da obra O Livro da Selva (1894), de Rudyard Kipling (Bombaim, Índia 1865-Londres, Reino Unido, 1936), e, muito particularmente, os cinco volumes que compõem o corpus textual deste estudo, adaptações para pré-leitores do clássico em pauta, atestam a linha criativa enunciada, revestindo-se de particular relevância na primeira infância.
One of the contemporary tendencies of children’s literature consists in the boom of editions born of the transformation of universal classic narratives, whether belonging to the oral traditional collection or by specific authors; many even originally published not having as an extratextual recipient the young reader. It predominates adapted objects, with a new style and whose verbal, visual and graphic configuration, denouncing an intentional interactivity, sensoriality and playfulness, makes predict a receiver coincident with the child who does not read or who takes the first steps in reading. The History of the reception The Book of the Jungle (1894), by Rudyard Kipling (Bombay, India, 1865-London, United Kingdom, 1936), and in particular, the five books that make up the textual corpus of this study, adaptations of the classic on the agenda for pre-readers, attest to the mentioned creative line, being of particular relevance in early childhood
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/56760
DOI10.19177/prppge.v12e0201890-105
ISSN2179-2534
Versão da editorahttp://portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/6597
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Livro da Selva-Pré-leitores.pdf1,3 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID