Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/56760
Título: | Grandes clássicos em versões mini: o caso de O Livro da Selva, de Rudyard Kipling |
Outro(s) título(s): | Great classics in mini versions: the case of The Jungle Book, by Rudyard Kipling |
Autor(es): | Silva, Sara Raquel Reis da |
Palavras-chave: | Literatura para a infância Clássicos O Livro da Selva Adaptações para pré-leitores Children’s literature Classics Adaptations for pre-readers The Jungle Book |
Data: | Jun-2018 |
Editora: | Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
Revista: | Poiésis |
Citação: | da Silva, S. R. D. R. (2018). GRANDES CLÁSSICOS EM VERSÕES MINI: O CASO DE O LIVRO DA SELVA, DE RUDYARD KIPLING. Poiésis-Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, 12, 90-105 |
Resumo(s): | Uma das tendências contemporâneas da literatura para a infância consiste no boom de edições nascidas da transformação de narrativas clássicas universais, quer pertencentes ao acervo tradicional oral, quer de autor, muitas até originalmente publicadas não tendo como destinatário extratextual o leitor infanto-juvenil. Predominam objectos adaptados, com uma nova roupagem e cuja configuração verbal, visual e gráfica, denunciando uma intencional interactividade, sensorialidade e ludicidade, faz prever um receptor coincidente com a criança que ainda não lê ou que dá os primeiros passos na leitura. A História da recepção da obra O Livro da Selva (1894), de Rudyard Kipling (Bombaim, Índia 1865-Londres, Reino Unido, 1936), e, muito particularmente, os cinco volumes que compõem o corpus textual deste estudo, adaptações para pré-leitores do clássico em pauta, atestam a linha criativa enunciada, revestindo-se de particular relevância na primeira infância. One of the contemporary tendencies of children’s literature consists in the boom of editions born of the transformation of universal classic narratives, whether belonging to the oral traditional collection or by specific authors; many even originally published not having as an extratextual recipient the young reader. It predominates adapted objects, with a new style and whose verbal, visual and graphic configuration, denouncing an intentional interactivity, sensoriality and playfulness, makes predict a receiver coincident with the child who does not read or who takes the first steps in reading. The History of the reception The Book of the Jungle (1894), by Rudyard Kipling (Bombay, India, 1865-London, United Kingdom, 1936), and in particular, the five books that make up the textual corpus of this study, adaptations of the classic on the agenda for pre-readers, attest to the mentioned creative line, being of particular relevance in early childhood |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/56760 |
DOI: | 10.19177/prppge.v12e0201890-105 |
ISSN: | 2179-2534 |
Versão da editora: | http://portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/6597 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Livro da Selva-Pré-leitores.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |