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https://hdl.handle.net/1822/563
Título: | Aprender a pensar em História: um estudo com alunos do 6º ano de escolaridade |
Autor(es): | Barca, Isabel Gago, Marília |
Data: | 2001 |
Editora: | Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia (IEP) |
Revista: | Revista Portuguesa de Educação |
Citação: | “Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 14:1 (2001) 239-261. |
Resumo(s): | Este estudo investiga os níveis de argumentação que alunos do 6º ano de
escolaridade apresentam ao raciocinarem sobre fontes primárias com
perspectivas contraditórias, em torno de uma problemática concreta do
passado. Uma amostra de 83 alunos do 6º ano de escolaridade, de uma
escola localizada na periferia de Braga, preencheu um questionário que
propunha a interpretação cruzada de quatro fontes primárias com diferentes
perspectivas. Através de uma análise de dados qualitativa, traçaram-se quatro
perfis conceptuais quanto a níveis de argumentação apresentados pelos
alunos: um perfil menos elaborado, caracterizado por respostas fragmentadas,
um nível intermédio envolvendo uma compreensão global das
mensagens e dois perfis de contornos mais sofisticados, evidenciando uma
opinião ou descentração emergentes. A distribuição mais ou menos equitativa
das respostas pelos perfis traçados indicia que os alunos podem trabalhar
com fontes históricas diversificadas, na aula de História e Geografia de
Portugal. The study explores the levels of arguments given by sixth graders when reasoning upon contradicting primary sources related with a specific historical issue. A sample of 83 sixth graders filled in a questionnaire asking for a crossinterpretation of four primary sources conveying different perspectives. The school where the study was carried out is located near the city of Braga. Through a qualitative analysis, four conceptual levels of argumentation (profiles) were traced: from a less elaborate profile of fragmented responses, with an intermediate level displaying a global understanding of messages towards two more sophisticated profiles suggesting an emerging opinion and decentration. The approximate equivalence of response distribution by profile suggests that students can use diversified historical sources in the 'History and Geography of Portugal' class. Cet étude explore des niveaux d’argumentation que des élèves du 6ème anné présentent sur sources historiques exprimant points de vue différents, sur une problématique spécifique du passé. Une échantillon constituée par 83 éléves de la 6ème année (éléves de 11-12 ans) d’ une école dans les arrondissements de la ville de Braga accomplirent un questionnaire d’interprétation croisée de quatre sources primaires, avec différentes perspectives. Parmis l’ analyse qualitative des donnés, quatre profils conceptuels, corréspondant à différents niveaux d’argumentation, ont été identifiés. Ceux-ci vont d’un profil, moins élaboré, caractérisé par des réponses fragmentées, en passant par un profil intermédiaire de compréhension global des méssages, jusqu’à deux profils, avec contours plus sophistiqués, d' opinion et descentration emergentes. La distribuition presque équitative des réponses par des profils indicie que des élèves peuvent travailler avec des sources primaires diversifiées dans la classe d’ Histoire et Géographie de Portugal. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/563 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
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