Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/56163

TitleA transcriação e o marketing na ótica da tradução criativa: experiência de estágio na SDL Portugal
Author(s)Leones, Mariana Sofia Barros
Advisor(s)Ferreira-Alves, Fernando
KeywordsTradução criativa
Criatividade
Transcriação
Marketing
Glocalization
Tradução de culturas
Intraduzibilidade
Tradutor-autor
Creative translation
Creativity
Transcreation
Translation of cultures
Untranslatability
Translator-author
Issue date2017
Abstract(s)O presente relatório pretende descrever a experiência de estágio curricular que, durante três meses, teve lugar nas instalações da SDL Portugal, no Porto, e que constitui uma parte essencial do segundo ano do Mestrado em Tradução e Comunicação Multilingue. Numa primeira fase, o relatório descreve o fenómeno da criatividade na tradução, isto é, a forma como o pensamento e o talento criativo influenciam o processo decisório a que chamamos tradução. De seguida, é introduzido o conceito da transcriação, estratégia de tradução alicerçada nos conceitos de fluência, recriação e reescrita e que, atualmente, se afirma cada vez mais como um serviço de tradução essencial para inúmeras agências de tradução e de marketing. No mesmo capítulo, vemos a transcriação entrar no mercado global para passa a atuar em conjunto com as estratégias de marketing praticadas pelas empresas, a fim de melhor alcançar o consumidor. Os constrangimentos da globalização permitem ainda moldar a transcriação e situá- la num cruzamento entre global e local que, por sua vez, lhe permite dar resposta às necessidades de um mercado culturalmente diversificado. O capítulo dedica-se, por fim, à construção do perfil do tradutor transcriador, figura detentora de um vasto conhecimento sobre a língua e a cultura de chegada, bem como de caraterísticas como a flexibilidade e a originalidade. Seguidamente, é apresentada a estrutura de estágio, a entidade acolhedora, o enquadramento metodológico e a formação inicial recebida, isto é, as ferramentas de tradução utilizadas. Para tal, são descritas as tarefas de trabalho diárias, bem como a metodologia de tradução aplicada, tendo por base os conceitos analisados no enquadramento inicial. Por fim, o terceiro capítulo pretende analisar o trabalho de tradução propriamente dito, através do qual é destacado o volume de trabalho ao longo do estágio e os géneros textuais trabalhados. O capítulo culmina com a apresentação dos exemplos de tradução que apresentaram mais desafios, onde é feita uma análise que inicia com a identificação do problema de tradução e termina com o processo decisório que levou à solução de tradução final.
This report describes the three-month internship experience held in the facilities of SDL Portugal in Porto, as a crucial part of the second year of the Master in Translation and Multilingual Communication. In its first stage, this report describes the phenomenon of creativity in translation, i.e., the way in which creative thinking and talent influence the decision-making process that we call translation. The concept of transcreation is then introduced as a translation strategy based on the concepts of fluency, recreation and rewriting and as a new service which is becoming more and more important for many advertising and marketing agencies. In the same chapter, we see how transcreation enters the global market and starts working together with the marketing strategies developed by companies in order to better reach consumers. The constraints caused by globalization enable us to shape transcreation and place it in a crossroad between both global and local realms so as to address the various needs of a culturally diverse market. The final part of this chapter is devoted to the creation of the translator-transcreator profile, someone who has a sound knowledge of the target-language culture and skills such as flexibility and originality. The following chapter presents the structure of the internship, the host entity, the methodological framework and the initial training, i.e., the translation tools that were used. For this purpose, this chapter describes the daily work assignments and the translation methodology applied, based on the concepts developed in the initial framework. Lastly, the third chapter aims at analysing the translation work in itself by highlighting the different workloads throughout the internship and the textual genres which were worked on. This chapter culminates with the inclusion of some of the translation examples which presented the most challenges with an analysis which starts by identifying the problem and ends with the decision- making process which led to the final translation solution.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Tradução e Comunicação Multilingue
URIhttp://hdl.handle.net/1822/56163
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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