Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55803

TítuloTempo curricular e práticas docentes na educação de jovens e adultos
Autor(es)Sérgio, Maria Cândida
Orientador(es)Morgado, José Carlos
Palavras-chaveTempo curricular
Política curricular
Currículo
Prática docente
Educação de Jovens e Adultos
Curricular time
curriculum policy
curriculum
teaching practice
youth and adult education
Data9-Mar-2018
Resumo(s)No atual cenário de mudanças em que vivemos, as conceções sobre política curricular têm sido foco de debates pelas suas influências na educação e no currículo concretizado pelos professores nas escolas. Neste sentido, reconhecemos o relevante papel do professor na (re)organização do currículo, concretizado nas suas práticas no quotidiano do espaço e do tempo da sala de aula. No entanto, compreendemos que ao se tratar da organização do currículo para a Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio, os estudos ainda são poucos e revelam que a EJA, no âmbito da política educativa, ainda se encontra numa situação de desfavorecimento enquanto Educação Básica. Neste estudo, o principal objetivo foi compreender as influências da política curricular na organização do tempo curricular e nas práticas docentes dos professores da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio. Para o desenvolvimento do nosso estudo, recorremos ao paradigma qualitativo de natureza interpretativo, tendo como contexto de análise empírica a sala de aula do módulo II A e do módulo III B da EJA no Ensino Médio em uma escola da rede pública estadual da cidade do Recife/Pernambuco/Brasil. Como metodologia de recolha de dados, optámos pela entrevista em Focus Groups, pela entrevista individual, pela observação não participante de aulas e pela análise documental. Através da técnica de análise de conteúdo interpretamos os discursos dos estudantes, dos professores e das gestoras a respeito de suas conceções, perceções e vivências na organização do tempo curricular, do currículo e das práticas docentes. Os resultados revelaram que: (i) o tempo curricular é um elemento estruturador e orientador da organização das práticas docentes e das práticas gestoras, bem como um elemento fundamental no processo de formação dos estudantes da EJA no Ensino Médio; (ii) a política curricular exerce suas influências na organização do tempo curricular e do currículo através dos documentos normativos, orientadores e prescritivos do currículo; (III) o currículo reorganizado e remodelado pelos professores torna-se um currículo crítico, participativo e flexível, mais configurado como proposta para a EJA; (iv) a organização da prática docente pelos professores contempla conhecimentos e saberes que contribuem para a formação dos estudantes; (v) os documentos curriculares normativos e prescritivos são vistos e concebidos como documentos orientadores da organização do tempo, do currículo, da prática docente e da prática gestora.
In the present scenario of changes in which we live, conceptions about curricular policy have been the focus of debates due to its influence on education and in the curriculum implemented by teachers at schools. In this sense, we recognize the relevant role of the teacher in the (re) organization of the curriculum, materialized in their practices in the everyday space, and time of the classroom. However, we understand that when we organize the curriculum for Youth and Adult Education (YEA), in High School, studies are still few and they show that YAE, in the scope of educative policy, it is still in a situation of disadvantage while Basic Education. In this study, the main objective was to understand the influence of curricular policy in the organization of curricular time and in the teaching practices of teachers of Youth and Adult Education in High School. For the development of our study it was used the qualitative paradigm of interpretative nature and as context of empirical analysis the classroom of module II A and module III B of YEA in High School at a school of the state public network of Recife City/Pernambuco Brazil. As data collection methodology we chose interview in Focus Groups, individual interview, non-participant observation of classes and finally documentary analysis. Through the technique of content analysis we interpret the discourses of students, teachers and managers, about to their conceptions, perceptions and experiences in the organization of curricular time, the curriculum and teaching practices. The results revealed that: (i) curricular time is a structuring and guiding element of the organization of teaching practices and management practices, as well as a fundamental element in the development training process of YAE students in high school; (ii) curricular policy influences in the organization of curricular time and curriculum through the normative, guiding and prescriptive documents of the curriculum; (III) the curriculum reorganized and remodeled by teachers becomes a critical, participative and flexible curriculum, more configured as a proposal for YEA; (iv) the organization of teaching practice by teachers includes knowledge and know-how that contribute to the training of students; (v) the normative and prescriptive curricular documents are seen and conceived as guiding documents of the organization of time, the curriculum, the teaching practice and management practice.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Desenvolvimento Curricular)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55803
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Candida Sergio.pdf3,95 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID