Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/55789

TitleCompreender a construção de competências profissionais: um estudo no contexto do estágio em enfermagem
Other titlesUnderstanding professional competence development: a study in Nursing clinical practice
Author(s)Cunha, Carmen
Vieira, Flávia
Macedo, Ana Paula
KeywordsEnfermagem
Estudantes
Estágio clínico
Competências
Supervisão
Issue dateJul-2017
PublisherLudomedia – Conteúdos Didácticos e Lúdicos
CitationCunha, Carmen; Vieira, Flávia; Macedo, Ana. Compreender a Construção de Competências Profissionais: Um Estudo no Contexto do Estágio em Enfermagem. Trabalho apresentado em 6º Congresso Ibero Americano em Investigação Qualitativa: Investigação Qualitativa na Educação. In Atas do 6º Congresso Ibero Americano em Investigação Qualitativa: Investigação Qualitativa na Educação, Salamanca, 2017.
Abstract(s)O artigo apresenta um estudo de caso desenvolvido no âmbito de uma Licenciatura em Enfermagem com a finalidade de compreender processos de construção de competências profissionais em contexto de estágio. Os dados foram recolhidos através de um questionário aos estudantes do 2º ano do curso e entrevistas se-miestruturadas a um grupo de estudantes e duas supervisoras, uma da escola de formação e outra do hospi-tal. Apresenta-se um recorte dos resultados obtidos, com um enfoque principal nos testemunhos das entre-vistas, os quais evidenciam a existência de tensões relativas à relação teoria-prática e à articulação entre os dois contextos de formação, sinalizando a necessidade de reforçar modalidades de supervisão de orienta-ção reflexiva e dialógica, assim como a colaboração interinstitucional. Palavras-chave: enfermagem; estudantes; estágio clínico; competências; supervisão.
Abstract. The paper presents a case study conducted within a Nursing programmme with the purpose of un-derstanding processes of professional competence development in the practicum. Data was collected through a questionnaire to 2nd grade students and semistructured interviews to five of those students and two supervisors, one from the training school and the other from the hospital. Partial results are presented with a focus on interview accounts, which show the existence of tensions regarding the theory-practice nex-us and the articuation between both training contexts, suggesting the need to reinforce reflective, dialogical supervision practices as well as interinstitutional colaboration. Keywords: nursing; students; practicum; competences; supervision.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/55789
ISBN978-972-8914-75-2
Other identifiers978-972-8914-75-2
Publisher versionwww.ciaiq.org
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:ESE-CIE - Livros de atas / Papers in conference proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
6ª edição do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (002).pdf1,52 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID