Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55789

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCunha, Carmenpor
dc.contributor.authorVieira, Fláviapor
dc.contributor.authorMacedo, Ana Paulapor
dc.date.accessioned2018-09-10T08:29:29Z-
dc.date.available2018-09-10T08:29:29Z-
dc.date.issued2017-07-
dc.identifier978-972-8914-75-2en_US
dc.identifier.citationCunha, Carmen; Vieira, Flávia; Macedo, Ana. Compreender a Construção de Competências Profissionais: Um Estudo no Contexto do Estágio em Enfermagem. Trabalho apresentado em 6º Congresso Ibero Americano em Investigação Qualitativa: Investigação Qualitativa na Educação. In Atas do 6º Congresso Ibero Americano em Investigação Qualitativa: Investigação Qualitativa na Educação, Salamanca, 2017.por
dc.identifier.isbn978-972-8914-75-2por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/55789-
dc.description.abstractO artigo apresenta um estudo de caso desenvolvido no âmbito de uma Licenciatura em Enfermagem com a finalidade de compreender processos de construção de competências profissionais em contexto de estágio. Os dados foram recolhidos através de um questionário aos estudantes do 2º ano do curso e entrevistas se-miestruturadas a um grupo de estudantes e duas supervisoras, uma da escola de formação e outra do hospi-tal. Apresenta-se um recorte dos resultados obtidos, com um enfoque principal nos testemunhos das entre-vistas, os quais evidenciam a existência de tensões relativas à relação teoria-prática e à articulação entre os dois contextos de formação, sinalizando a necessidade de reforçar modalidades de supervisão de orienta-ção reflexiva e dialógica, assim como a colaboração interinstitucional. Palavras-chave: enfermagem; estudantes; estágio clínico; competências; supervisão.por
dc.description.abstractAbstract. The paper presents a case study conducted within a Nursing programmme with the purpose of un-derstanding processes of professional competence development in the practicum. Data was collected through a questionnaire to 2nd grade students and semistructured interviews to five of those students and two supervisors, one from the training school and the other from the hospital. Partial results are presented with a focus on interview accounts, which show the existence of tensions regarding the theory-practice nex-us and the articuation between both training contexts, suggesting the need to reinforce reflective, dialogical supervision practices as well as interinstitutional colaboration. Keywords: nursing; students; practicum; competences; supervision.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherLudomedia – Conteúdos Didácticos e Lúdicospor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnfermagempor
dc.subjectEstudantespor
dc.subjectEstágio clínicopor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectSupervisãopor
dc.titleCompreender a construção de competências profissionais: um estudo no contexto do estágio em enfermagempor
dc.title.alternativeUnderstanding professional competence development: a study in Nursing clinical practicepor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionwww.ciaiq.orgpor
oaire.citationConferenceDate12 Jul. - 14 Jul. 2017por
sdum.event.title6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativapor
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage186por
oaire.citationEndPage195por
oaire.citationConferencePlaceSalamanca, Espanhapor
dc.date.updated2017-11-15T23:42:37Z-
dc.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdepor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationAtas do 6º Congresso Ibero Americano em Investigação Qualitativa: Investigação Qualitativa na Educaçãopor
Aparece nas coleções:ESE-CIE - Livros de atas / Papers in conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
6ª edição do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (002).pdf1,52 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID