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https://hdl.handle.net/1822/55655
Title: | Adaptação do Protocolo de Avaliação de Competências Cognitivo-Linguísticas para português europeu |
Author(s): | Martins, Inês Carvalho, Graça Simões de Nunes, Cristiane Lima Capellini, Simone |
Keywords: | Cognição Linguagem Aprendizagem |
Issue date: | Jul-2018 |
Publisher: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
Citation: | Martins, I., Carvalho, G.S., Nunes, C.L. & Capellini, S. (2018). Adaptação do Protocolo de Avaliação de Competências Cognitivo-Linguísticas para Português Europeu. (Resumo). In: Carvalho, G.S., Pereira, B., Rosário, R., Vilaça, T. & Anastácio (Eds.) Programa e Resumos do 5º Congresso Internacional em Saúde: Atividade Física e Saúde. Braga: CIEC, p.77 |
Abstract(s): | O desenvolvimento cognitivo e linguístico ocorre de forma simultânea e inter-relacionada, pelo que a identificação de alterações nos componentes que constituem a função cognitivo-linguística são imprescindíveis em crianças de idade escolar, período durante o qual são expostas à aprendizagem da leitura e escrita. O protocolo de avaliação de competências cognitivo-linguísticas tem como objetivo avaliar diferentes aspetos do processamento cognitivo-linguístico de crianças em fase de alfabetização, auxiliando a identificação das que tenham desempenho da leitura abaixo do esperado em relação à sua turma/ano escolar que frequentam. A identificação destas crianças possibilitará iniciar uma investigação individualizada e preventiva nas competências de leitura que se encontrem com desfasamento, em contexto escolar, antes de serem efetuados encaminhamentos para os diferentes profissionais de saúde, promovendo assim uma investigação multidisciplinar. O protocolo é constituído por duas versões: coletiva e individual. A versão coletiva é composta pelas competências de escrita, aritmética, processamento auditivo e processamento visual; a versão individual é constituída pelas competências de leitura, metalinguística, processamento auditivo, processamento visual e velocidade de processamento. A escolha da adaptação deste protocolo justifica-se pelo facto de existir escassez de instrumentos que avaliem de uma forma sistemática e rápida as competências cognitivo-linguísticas envolvidas no processo de aprendizagem, em Portugal. |
Type: | Abstract |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55655 |
e-ISBN: | 978-972-8952-50-1 |
Publisher version: | http://www.eventos.ciec-uminho.org/5cis/assets/docs/ebook.pdf |
Peer-Reviewed: | yes |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | CIEC - Comunicações |
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