Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55655

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Inêspor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.contributor.authorNunes, Cristiane Limapor
dc.contributor.authorCapellini, Simonepor
dc.date.accessioned2018-08-29T08:27:51Z-
dc.date.available2018-08-29T08:27:51Z-
dc.date.issued2018-07-
dc.identifier.citationMartins, I., Carvalho, G.S., Nunes, C.L. & Capellini, S. (2018). Adaptação do Protocolo de Avaliação de Competências Cognitivo-Linguísticas para Português Europeu. (Resumo). In: Carvalho, G.S., Pereira, B., Rosário, R., Vilaça, T. & Anastácio (Eds.) Programa e Resumos do 5º Congresso Internacional em Saúde: Atividade Física e Saúde. Braga: CIEC, p.77por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/55655-
dc.description.abstractO desenvolvimento cognitivo e linguístico ocorre de forma simultânea e inter-relacionada, pelo que a identificação de alterações nos componentes que constituem a função cognitivo-linguística são imprescindíveis em crianças de idade escolar, período durante o qual são expostas à aprendizagem da leitura e escrita. O protocolo de avaliação de competências cognitivo-linguísticas tem como objetivo avaliar diferentes aspetos do processamento cognitivo-linguístico de crianças em fase de alfabetização, auxiliando a identificação das que tenham desempenho da leitura abaixo do esperado em relação à sua turma/ano escolar que frequentam. A identificação destas crianças possibilitará iniciar uma investigação individualizada e preventiva nas competências de leitura que se encontrem com desfasamento, em contexto escolar, antes de serem efetuados encaminhamentos para os diferentes profissionais de saúde, promovendo assim uma investigação multidisciplinar. O protocolo é constituído por duas versões: coletiva e individual. A versão coletiva é composta pelas competências de escrita, aritmética, processamento auditivo e processamento visual; a versão individual é constituída pelas competências de leitura, metalinguística, processamento auditivo, processamento visual e velocidade de processamento. A escolha da adaptação deste protocolo justifica-se pelo facto de existir escassez de instrumentos que avaliem de uma forma sistemática e rápida as competências cognitivo-linguísticas envolvidas no processo de aprendizagem, em Portugal.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCogniçãopor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleAdaptação do Protocolo de Avaliação de Competências Cognitivo-Linguísticas para português europeupor
dc.typeconferenceAbstractpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.eventos.ciec-uminho.org/5cis/assets/docs/ebook.pdfpor
oaire.citationStartPage77por
oaire.citationConferencePlaceUniversidade do Minho, Bragapor
dc.identifier.eisbn978-972-8952-50-1-
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationPrograma e Resumos do 5º Congresso Internacional em Saúde: Atividade Física e Saúdepor
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
5ºCIS-Adaptacao-p77.pdf4,34 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID