Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/55655
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Martins, Inês | por |
dc.contributor.author | Carvalho, Graça Simões de | por |
dc.contributor.author | Nunes, Cristiane Lima | por |
dc.contributor.author | Capellini, Simone | por |
dc.date.accessioned | 2018-08-29T08:27:51Z | - |
dc.date.available | 2018-08-29T08:27:51Z | - |
dc.date.issued | 2018-07 | - |
dc.identifier.citation | Martins, I., Carvalho, G.S., Nunes, C.L. & Capellini, S. (2018). Adaptação do Protocolo de Avaliação de Competências Cognitivo-Linguísticas para Português Europeu. (Resumo). In: Carvalho, G.S., Pereira, B., Rosário, R., Vilaça, T. & Anastácio (Eds.) Programa e Resumos do 5º Congresso Internacional em Saúde: Atividade Física e Saúde. Braga: CIEC, p.77 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/55655 | - |
dc.description.abstract | O desenvolvimento cognitivo e linguístico ocorre de forma simultânea e inter-relacionada, pelo que a identificação de alterações nos componentes que constituem a função cognitivo-linguística são imprescindíveis em crianças de idade escolar, período durante o qual são expostas à aprendizagem da leitura e escrita. O protocolo de avaliação de competências cognitivo-linguísticas tem como objetivo avaliar diferentes aspetos do processamento cognitivo-linguístico de crianças em fase de alfabetização, auxiliando a identificação das que tenham desempenho da leitura abaixo do esperado em relação à sua turma/ano escolar que frequentam. A identificação destas crianças possibilitará iniciar uma investigação individualizada e preventiva nas competências de leitura que se encontrem com desfasamento, em contexto escolar, antes de serem efetuados encaminhamentos para os diferentes profissionais de saúde, promovendo assim uma investigação multidisciplinar. O protocolo é constituído por duas versões: coletiva e individual. A versão coletiva é composta pelas competências de escrita, aritmética, processamento auditivo e processamento visual; a versão individual é constituída pelas competências de leitura, metalinguística, processamento auditivo, processamento visual e velocidade de processamento. A escolha da adaptação deste protocolo justifica-se pelo facto de existir escassez de instrumentos que avaliem de uma forma sistemática e rápida as competências cognitivo-linguísticas envolvidas no processo de aprendizagem, em Portugal. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Cognição | por |
dc.subject | Linguagem | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.title | Adaptação do Protocolo de Avaliação de Competências Cognitivo-Linguísticas para português europeu | por |
dc.type | conferenceAbstract | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.eventos.ciec-uminho.org/5cis/assets/docs/ebook.pdf | por |
oaire.citationStartPage | 77 | por |
oaire.citationConferencePlace | Universidade do Minho, Braga | por |
dc.identifier.eisbn | 978-972-8952-50-1 | - |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | Programa e Resumos do 5º Congresso Internacional em Saúde: Atividade Física e Saúde | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
5ºCIS-Adaptacao-p77.pdf | 4,34 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |