Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/55649
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Carlos Manuel Ribeiro da | por |
dc.contributor.author | Alonso, Maria Luísa Garcia | por |
dc.date.accessioned | 2018-08-29T07:53:38Z | - |
dc.date.available | 2018-08-29T07:53:38Z | - |
dc.date.issued | 2003-11-13 | - |
dc.identifier.citation | Alonso, L., Silva, C. (2003). Perfil profissional e projecto de formação: a construção de um currículo formativo integrado. Poster publicado no "1.º Simpósio Nacional de Educação Básica – Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico" (Programa e Resumos). Formação de Professores do 1.º Ciclo e Educadores de Infância. Questões do Presente e Perspectivas Futuras. 13 e 14 de Novembro de 2003, Universidade de Aveiro. | por |
dc.identifier.isbn | 972-789-097-0 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/55649 | - |
dc.description.abstract | O trabalho que apresentamos resulta do Projecto de Formação que orienta e articula a Prática Pedagógica (Practicum) da Licenciatura em Ensino Básico – 1.º Ciclo, do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. Partindo da discussão do modelo de formação que sustenta este Projecto, neste poster pretende-se mostrar excertos significativos da sua vivência nos diferentes contextos experienciais em que a prática se desenvolve. Considerando como constructos centrais a este projecto de formação a investigação, a colaboração e a reflexão, é em tomo deles que se organiza toda a informação resultante de um trabalho de pesquisa sobre a acção, desenvolvido pelos formandos. Desse trabalho resultou, no final do ano lectivo de 2002-2003, uma exposição que serviu simultaneamente como roteiro informativo sobre o processo desenvolvido pelos grupos e como registo reflexivo sobre as práticas de inovação nas escolas. O entendimento da prática pedagógica com uma abordagem de investigação-acção colaborativa permite superar a tradicional dicotomia entre a teoria e a prática garantindo por um lado, uma intervenção fundamentada na realidade e por outro, o distanciamento necessário para uma análise sistemática e reflexiva sobre essa mesma realidade. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Publicações da Universidade de Aveiro | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | por |
dc.subject | Perfil profissional | por |
dc.subject | Projecto de formação | por |
dc.subject | Currículo formativo integrado | por |
dc.subject | Referencial de formação | por |
dc.subject | Complexidade da profissão e da formação | por |
dc.title | Perfil profissional e projecto de formação: a construção de um currículo formativo integrado | por |
dc.type | conferencePoster | por |
dc.peerreviewed | no | por |
oaire.citationStartPage | 101 | por |
oaire.citationConferencePlace | Universidade de Aveiro | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | 1.º Simpósio Nacional de Educação Básica – Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: Formação de Professores do 1.º Ciclo e Educadores de Infância. Questões do Presente e Perspectivas Futuras - Programa e Resumos | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1.º SNEB Aveiro 2003 Perfil_profissional_proj_formacao_&capa.pdf | 676,71 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
1.º SNEB Aveiro 2003 Perfil_profissional_proj_formacao_editavel.pdf | 193,26 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
1.º SNEB Aveiro 2003 Perfil_profissional_proj_formacao_poster.pdf | 621,09 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons