Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55649

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Carlos Manuel Ribeiro dapor
dc.contributor.authorAlonso, Maria Luísa Garciapor
dc.date.accessioned2018-08-29T07:53:38Z-
dc.date.available2018-08-29T07:53:38Z-
dc.date.issued2003-11-13-
dc.identifier.citationAlonso, L., Silva, C. (2003). Perfil profissional e projecto de formação: a construção de um currículo formativo integrado. Poster publicado no "1.º Simpósio Nacional de Educação Básica – Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico" (Programa e Resumos). Formação de Professores do 1.º Ciclo e Educadores de Infância. Questões do Presente e Perspectivas Futuras. 13 e 14 de Novembro de 2003, Universidade de Aveiro.por
dc.identifier.isbn972-789-097-0-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/55649-
dc.description.abstractO trabalho que apresentamos resulta do Projecto de Formação que orienta e articula a Prática Pedagógica (Practicum) da Licenciatura em Ensino Básico – 1.º Ciclo, do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. Partindo da discussão do modelo de formação que sustenta este Projecto, neste poster pretende-se mostrar excertos significativos da sua vivência nos diferentes contextos experienciais em que a prática se desenvolve. Considerando como constructos centrais a este projecto de formação a investigação, a colaboração e a reflexão, é em tomo deles que se organiza toda a informação resultante de um trabalho de pesquisa sobre a acção, desenvolvido pelos formandos. Desse trabalho resultou, no final do ano lectivo de 2002-2003, uma exposição que serviu simultaneamente como roteiro informativo sobre o processo desenvolvido pelos grupos e como registo reflexivo sobre as práticas de inovação nas escolas. O entendimento da prática pedagógica com uma abordagem de investigação-acção colaborativa permite superar a tradicional dicotomia entre a teoria e a prática garantindo por um lado, uma intervenção fundamentada na realidade e por outro, o distanciamento necessário para uma análise sistemática e reflexiva sobre essa mesma realidade.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherPublicações da Universidade de Aveiropor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/por
dc.subjectPerfil profissionalpor
dc.subjectProjecto de formaçãopor
dc.subjectCurrículo formativo integradopor
dc.subjectReferencial de formaçãopor
dc.subjectComplexidade da profissão e da formaçãopor
dc.titlePerfil profissional e projecto de formação: a construção de um currículo formativo integradopor
dc.typeconferencePosterpor
dc.peerreviewednopor
oaire.citationStartPage101por
oaire.citationConferencePlaceUniversidade de Aveiropor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublication1.º Simpósio Nacional de Educação Básica – Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: Formação de Professores do 1.º Ciclo e Educadores de Infância. Questões do Presente e Perspectivas Futuras - Programa e Resumospor
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações


Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID