Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/55621

TitleConcepções de saúde e educação para a saúde nos currículos da licenciatura e bacharelado em ciências biológicas
Author(s)Emmel, Rúbia
Araújo, Maria Cristina Pansera de
Carvalho, Graça Simões de
Boff, Eva Teresinha de Oliveira
KeywordsEducação para a saúde
Educação em saúde
Formação inicial
Currículo
Issue dateJul-2018
JournalEnsino de Ciências e Tecnologia em Revista
CitationEmmel, R., Araújo, M.C.P., Carvalho, G.S., Boff, E.T.O. (2018) Concepções de Saúde e Educação para a Saúde nos currículos da Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, 8 (1), 90-97.
Abstract(s)Neste estudo, buscamos analisar e identificar as concepções de saúde expressas e subjacentes nas ementas dos componentes curriculares, nos cursos de Ciências Biológicas, de três universidades: UMINHO (Universidade do Minho), em Braga, Portugal; UNIJUÍ (Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul), Câmpus Ijuí, e UFFS (Universidade Federal Fronteira Sul), Câmpus Cerro Largo. As duas últimas localizadas no sul do Brasil. Realizamos uma análise documental do Projeto Pedagógico do Curso, buscando as disciplinas que continham na ementa ou nas referências o termo saúde. A Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003; MORAES; GALIAZZI, 2007) foi utilizada nos componentes curriculares em que foi identificada a temática saúde, que por sua vez, foram analisados através de categorias definidas a priori, que elucidavam concepções de saúde: a Biomédica e a Biopsicossocial. Isto permitiu identificar um agrupamento dos discursos, conforme a proximidade das concepções, predominantemente, na perspectiva Biomédica.
In this study, we analyze and identify health concepts expressed and underlying in the menus of curriculum components in the Life Sciences courses in three universities: UMINHO (UM) in Braga, Portugal; UNIJUÍ (Regional University of Rio Grande do Sul Northwest) in Ijuí and UFFS (Federal University Southern Border), Cerro Largo Câmpus. The latter two located in southern Brazil. We conducted a documentary analysis of the Pedagogical Project of the Course, seeking the disciplines contained in the menu or in the references the term health. A Textual Analysis Discourse (MORAES, 2003; MORAES; Galiazzi, 2007) was used in the curriculum components that we identified the theme health, which in turn, were analyzed using categories defined a priori, which elucidated health conceptions: Biomedical and Biopsychosocial. This identified a cluster of discourses, as the proximity of concepts predominantly in the biomedical perspective.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55621
DOI10.31512/encitec.v8i1.1677
ISSN2237-4450
Publisher versionhttp://srvapp2s.urisan.tche.br/seer/index.php/encitec/article/view/1677
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENCITEC_EPS-curriculo.pdf628,94 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID