Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55519

TítuloLa democratización y performatividad: el mérito y la excelencia en la escuela pública portuguesa
Autor(es)Torres, Leonor Lima
Palhares, José Augusto
Palavras-chaveDemocratização
Performatividade
Excelência académica
Data2018
CitaçãoComunicação apresentada em co-autoria com José A. Palhares na Reunión Comité de Investigación de Sociología de la Educación, Federación Española de Sociología, XX Conferencia de Sociología de la Educación, intitulada Democratización y performatividad: el mérito y la excelencia en la escuela pública portuguesa, realizada na Universidad de Alicante, Espanha, 28 y 29 de junio de 2018.
Resumo(s)Resultante de um projeto de investigação desenvolvido entre 2012-2015, esta comunicação inscreve-se numa linha de reflexão sociológica sobre a emergência de práticas e rituais de distinção académica nas escolas públicas portuguesas. Os diversos mecanismos de distinção adotados assentam, sobretudo, na valorização do desempenho académico dos alunos, dando força ao diagnóstico do avanço da ideologia meritocrática no sistema público de ensino. A ênfase nos resultados académicos transparece no modo como as escolas se organizam e na forma como mobilizam estratégias pedagógicas e agendas de socialização conducentes à obtenção de indicadores de performatividade. No âmbito deste projeto foi possível recuperar a problemática do “efeito de escola”, muito embora tenha permanecido a interrogação sobre o lugar e o papel dos alunos e dos seus projetos de vida na estruturação desse efeito. Resultados de um inquérito por questionário a dois grupos de alunos (alunos excelentes e não-excelentes) de quatro escolas permitiram aceder, de forma extensiva, a diversas trajetórias e disposições dos alunos, aos seus quotidianos pedagógicos e culturais. Num plano mais intensivo, realizaram-se entrevistas semiestruturadas e focus group a alunos com distintos desempenhos académicos, tendo revelado ofícios de aluno plurais, muito embora ancorados em radicais comuns ligados ao uso do tempo na escola e fora dela, na identificação de escolhas e de investimentos profissionais, na construção de narrativas de futuro realistas e na assimilação e descodificação de uma ética de trabalho subjacente ao arquétipo de sucesso escolar. O uso do tempo aparece sobredeterminado pelo core do currículo, não sendo, porém, independente das origens sociais e de género, assim como do tipo de atividades não-escolares que compõem as opções educativas dos alunos. Será, pois, pelo confronto entre os dados obtidos em distintas escalas de observação que nos propomos refletir sobre o sentido atual do mérito e da excelência na escola pública portuguesa.
Resulting from a research project developed between 2012-2015, this communication is part of a sociological reflection on the emergence of practices and rituals of academic distinction in Portuguese state schools. The various mechanisms of distinction adopted are mainly based on the valorization of students' academic performance, giving strength to the diagnosis of the advancement of the meritocratic ideology in the state school system. The emphasis on academic outcomes is reflected in the way schools organize themselves and mobilize pedagogical strategies and socialization agendas leading to the achievement of performativity indicators. Within this project it was possible to recover the issue of the "school effect", although the question remained about the place and the role of students and their life projects in structuring this effect. Results of a questionnaire survey of two groups of students (excellent and non-excellent students) from four schools allowed extensive access to various trajectories and dispositions of the students, their pedagogical and cultural daily lives. At a more intensive level, semi-structured and focus group interviews were conducted with students with different academic performances, revealing a plural student’ craft, although anchored in common radicals linked to the use of time in and out of school, in the identification of choices and professional investments, the construction of realistic future narratives and the assimilation and decoding of a work ethic underlying the archetype of school success. The use of time is overdetermined by the core of the curriculum, but it is not independent of the social and gender origins as well as the type of non-school activities that make up the students' educational options. It will be, therefore, by the comparison between the data obtained in different scales of observation that we propose to reflect on the current meaning of merit and excellence in the Portuguese state school.
TipoComunicação oral
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55519
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Comunicações em eventos científicos internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Apresentação Leonor Torres e José Palhares Alicante.pdf19,1 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID