Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/55496
Título: | Saberes e aprendizagens: entre os números e as pessoas |
Outro(s) título(s): | Knowledge and learning: between numbers and individuals Saberes y aprendizajes: entre los números y las personas |
Autor(es): | Pacheco, José Augusto |
Palavras-chave: | Estado Sujeito Mercado Currículo State Subject Market Curriculum Estado Sujeto Mercado Currículo |
Data: | 2018 |
Editora: | Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
Revista: | Revista Contrapontos |
Resumo(s): | Não se esgotam as ideias sobre a educação e mais ainda sobre as suas finalidades, sempre num pêndulo oscilante entre o social, de âmbito cultural, político e ideológico, e o pessoal, na esfera do sujeito e da multiplicidade de subjetividades que o tornam em pessoa. Desde os escritos filosóficos até aos sociológicos e pedagógicos, a educação e a formação têm sempre em vista saberes e aprendizagens, geralmente discutidos em propostas curriculares – sim, porque o currículo é conhecimento – diferentemente perspetivadas. São analisadas neste texto as racionalidades de Estado, Sujeito e Mercado como abordagens oscilando entre os números e as pessoas. There are endless ideas about education, and even more about its purposes, with the pendulum constantly swinging between the cultural, political, ideological and personal contexts, in the shere of the subject and the multiplicity of subjectivities that make it a person. From philosophical, through to sociological and pedagogical writings, education and training always have in sight knowledge and learning in mind, usually discussed in curricular proposals - yes, since curriculum is knowledge – from different perspectives. This paper analyzes the rationalities of State, Subject and Market as approaches that swing between numbers and individuals. Resumen: No se agotan las ideas sobre la educación y más aún sobre sus finalidades, siempre en un péndulo oscilante entre lo social, de ámbito cultural, político e ideológico, y lo personal, en la esfera del sujeto y de la multiplicidad de subjetividades que lo hacen en persona. Desde los escritos filosóficos hasta los sociológicos y pedagógicos, la educación y la formación siempre tienen en cuenta los saberes y aprendizajes, generalmente discutidos en propuestas curriculares - sí, porque el currículo es conocimiento - a diferencia de las perspectivas. Se analizan en este texto las racionalidades de Estado, Sujeto y Mercado como abordajes oscilando entre los números y las personas. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55496 |
DOI: | 10.14210/contrapontos.v18i1 |
ISSN: | 1984-7114 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Saberes e aprendizagens.pdf | 546,82 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |