Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55496

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPacheco, José Augustopor
dc.date.accessioned2018-07-27T08:45:28Z-
dc.date.available2018-07-27T08:45:28Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn1984-7114por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/55496-
dc.description.abstractNão se esgotam as ideias sobre a educação e mais ainda sobre as suas finalidades, sempre num pêndulo oscilante entre o social, de âmbito cultural, político e ideológico, e o pessoal, na esfera do sujeito e da multiplicidade de subjetividades que o tornam em pessoa. Desde os escritos filosóficos até aos sociológicos e pedagógicos, a educação e a formação têm sempre em vista saberes e aprendizagens, geralmente discutidos em propostas curriculares – sim, porque o currículo é conhecimento – diferentemente perspetivadas. São analisadas neste texto as racionalidades de Estado, Sujeito e Mercado como abordagens oscilando entre os números e as pessoas.por
dc.description.abstractThere are endless ideas about education, and even more about its purposes, with the pendulum constantly swinging between the cultural, political, ideological and personal contexts, in the shere of the subject and the multiplicity of subjectivities that make it a person. From philosophical, through to sociological and pedagogical writings, education and training always have in sight knowledge and learning in mind, usually discussed in curricular proposals - yes, since curriculum is knowledge – from different perspectives. This paper analyzes the rationalities of State, Subject and Market as approaches that swing between numbers and individuals.por
dc.description.abstractResumen: No se agotan las ideas sobre la educación y más aún sobre sus finalidades, siempre en un péndulo oscilante entre lo social, de ámbito cultural, político e ideológico, y lo personal, en la esfera del sujeto y de la multiplicidad de subjetividades que lo hacen en persona. Desde los escritos filosóficos hasta los sociológicos y pedagógicos, la educación y la formación siempre tienen en cuenta los saberes y aprendizajes, generalmente discutidos en propuestas curriculares - sí, porque el currículo es conocimiento - a diferencia de las perspectivas. Se analizan en este texto las racionalidades de Estado, Sujeto y Mercado como abordajes oscilando entre los números y las personas.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEstadopor
dc.subjectSujeitopor
dc.subjectMercadopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectStatepor
dc.subjectSubjectpor
dc.subjectMarketpor
dc.subjectCurriculumpor
dc.subjectEstadopor
dc.subjectSujetopor
dc.subjectMercadopor
dc.subjectCurrículopor
dc.titleSaberes e aprendizagens: entre os números e as pessoaspor
dc.title.alternativeKnowledge and learning: between numbers and individualspor
dc.title.alternativeSaberes y aprendizajes: entre los números y las personaspor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage45por
oaire.citationEndPage54por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolume18por
dc.identifier.doi10.14210/contrapontos.v18i1por
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista Contrapontospor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Saberes e aprendizagens.pdf546,82 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID