Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/55496

TitleSaberes e aprendizagens: entre os números e as pessoas
Other titlesKnowledge and learning: between numbers and individuals
Saberes y aprendizajes: entre los números y las personas
Author(s)Pacheco, José Augusto
KeywordsEstado
Sujeito
Mercado
Currículo
State
Subject
Market
Curriculum
Estado
Sujeto
Mercado
Currículo
Issue date2018
PublisherUniversidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
JournalRevista Contrapontos
Abstract(s)Não se esgotam as ideias sobre a educação e mais ainda sobre as suas finalidades, sempre num pêndulo oscilante entre o social, de âmbito cultural, político e ideológico, e o pessoal, na esfera do sujeito e da multiplicidade de subjetividades que o tornam em pessoa. Desde os escritos filosóficos até aos sociológicos e pedagógicos, a educação e a formação têm sempre em vista saberes e aprendizagens, geralmente discutidos em propostas curriculares – sim, porque o currículo é conhecimento – diferentemente perspetivadas. São analisadas neste texto as racionalidades de Estado, Sujeito e Mercado como abordagens oscilando entre os números e as pessoas.
There are endless ideas about education, and even more about its purposes, with the pendulum constantly swinging between the cultural, political, ideological and personal contexts, in the shere of the subject and the multiplicity of subjectivities that make it a person. From philosophical, through to sociological and pedagogical writings, education and training always have in sight knowledge and learning in mind, usually discussed in curricular proposals - yes, since curriculum is knowledge – from different perspectives. This paper analyzes the rationalities of State, Subject and Market as approaches that swing between numbers and individuals.
Resumen: No se agotan las ideas sobre la educación y más aún sobre sus finalidades, siempre en un péndulo oscilante entre lo social, de ámbito cultural, político e ideológico, y lo personal, en la esfera del sujeto y de la multiplicidad de subjetividades que lo hacen en persona. Desde los escritos filosóficos hasta los sociológicos y pedagógicos, la educación y la formación siempre tienen en cuenta los saberes y aprendizajes, generalmente discutidos en propuestas curriculares - sí, porque el currículo es conocimiento - a diferencia de las perspectivas. Se analizan en este texto las racionalidades de Estado, Sujeto y Mercado como abordajes oscilando entre los números y las personas.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/55496
DOI10.14210/contrapontos.v18i1
ISSN1984-7114
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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