Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/55491

TitleGamification e game-based learning: estratégias eficazes para promover a competitividade positiva nos processos de ensino e de aprendizagem
Author(s)Barradas, Rolando
Lencastre, José Alberto
KeywordsGamification
Game-based learning
Aprendizagem
Issue dateMay-2018
PublisherSociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)
JournalRevista Investigar em Educação
CitationBarradas, R. & Lencastre, J. A. (2017). Gamification e game-based learning: estratégias eficazes para promover a competitividade positiva nos processos de ensino e de aprendizagem. Revista Investigar em Educação, N.º 6, 2.ª Série, 11-37.
Abstract(s)O artigo apresenta um estudo que procurou identificar as principais implicações do uso da gamification e o game-based learning como forma de promover a competitividade positiva em alunos de um curso profissional de Informática. Num cenário de jogo, foi desenhada uma narrativa composta por seis desafios diferentes (mas interligados), que pretenderam melhorar a experiencia de aprendizagem dos alunos, quer individualmente quer em grupo. Apoiados na observação direta e inquérito por entrevista do tipo focus group aos alunos, bem como dados automáticos por software logging à plataforma de partilha online, monitorizamos um grupo de 23 alunos durante o processo. Os dados obtidos permitem apontar para a validade pedagógica da integração do jogo e da gamification nos processos de ensino e aprendizagem. Os alunos jogaram, individualmente e em colaboração dentro dos grupos, até ao limite do tempo dos desafios, na busca da pontuação máxima, sem sinais aparentes de desinteresse.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/55491
ISSN2183-1793
Publisher versionThe original publication is available at http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/issue/view/9/showToc
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_Revista_Investigar_em_Educacao_Barradas&Lencastre.pdf1,07 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID