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https://hdl.handle.net/1822/55491
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Barradas, Rolando | por |
dc.contributor.author | Lencastre, José Alberto | por |
dc.date.accessioned | 2018-07-27T08:38:18Z | - |
dc.date.available | 2018-07-27T08:38:18Z | - |
dc.date.issued | 2018-05 | - |
dc.date.submitted | 2016-10 | - |
dc.identifier.citation | Barradas, R. & Lencastre, J. A. (2017). Gamification e game-based learning: estratégias eficazes para promover a competitividade positiva nos processos de ensino e de aprendizagem. Revista Investigar em Educação, N.º 6, 2.ª Série, 11-37. | por |
dc.identifier.issn | 2183-1793 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/55491 | - |
dc.description.abstract | O artigo apresenta um estudo que procurou identificar as principais implicações do uso da gamification e o game-based learning como forma de promover a competitividade positiva em alunos de um curso profissional de Informática. Num cenário de jogo, foi desenhada uma narrativa composta por seis desafios diferentes (mas interligados), que pretenderam melhorar a experiencia de aprendizagem dos alunos, quer individualmente quer em grupo. Apoiados na observação direta e inquérito por entrevista do tipo focus group aos alunos, bem como dados automáticos por software logging à plataforma de partilha online, monitorizamos um grupo de 23 alunos durante o processo. Os dados obtidos permitem apontar para a validade pedagógica da integração do jogo e da gamification nos processos de ensino e aprendizagem. Os alunos jogaram, individualmente e em colaboração dentro dos grupos, até ao limite do tempo dos desafios, na busca da pontuação máxima, sem sinais aparentes de desinteresse. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Gamification | por |
dc.subject | Game-based learning | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.title | Gamification e game-based learning: estratégias eficazes para promover a competitividade positiva nos processos de ensino e de aprendizagem | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | The original publication is available at http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/issue/view/9/showToc | por |
oaire.citationStartPage | 11 | por |
oaire.citationEndPage | 37 | por |
oaire.citationIssue | 6 | por |
oaire.citationVolume | 2.ª Série | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.journal | Investigar em Educação | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2017_Revista_Investigar_em_Educacao_Barradas&Lencastre.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |