Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/55400
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Assis, Elias Santiago de | por |
dc.contributor.author | Martinho, Maria Helena | por |
dc.date.accessioned | 2018-07-25T08:41:01Z | - |
dc.date.available | 2018-07-25T08:41:01Z | - |
dc.date.issued | 2017-04 | - |
dc.identifier.citation | Assis, E. S., & Martinho, M. H. (2017). O desenvolvimento do raciocínio geométrico dos estudantes e a leitura de histórias em quadradinhos: Uma articulação possível. In L. Menezes, A. Ribeiro, H. Gomes, A. P. Martins, F. Tavares, & H. Pinto, Atas do XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 274-291). Viseu: APM. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8768-67-6 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/55400 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa, de natureza qualitativa, tem como objetivo identificar a variação do pensamento geométrico dos estudantes a partir da leitura de histórias em quadrinhos que versam sobre a Geometria Euclidiana numa perspectiva axiomática. Trata-se de um estudo de caso realizado com um grupo de alunos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Através de dezasseis encontros os participantes entraram em contato com sete HQs produzidas e supervisionadas pelos investigadores. Nas HQs foram expostos assuntos como congruência de triângulos, a desigualdade triangular, o teorema do ângulo externo, dente outros. Todos estes conteúdos foram apresentados à luz de uma estrutura axiomática previamente escolhida. Ao final de cada HQ foram propostas algumas atividades. As respostas apresentadas pelos discentes ajudaram os investigadores na identificação dos tipos de pensamento geométrico desenvolvidos por eles. Os dados revelaram que o raciocínio de natureza dedutiva, embora não seja tão fácil de se alcançar, pode ser estimulado e desenvolvido pelos alunos. | por |
dc.description.abstract | This qualitative research aims to identify the variation of students' geometric thinking from the reading of comic books that deal with Euclidean geometry in an axiomatic perspective. This is a case study carried out with a group of students from the Federal University of Recôncavo da Bahia. Through sixteen meetings the participants came into contact with seven comics produced and supervised by the researchers. In the HQs were exposed subjects such as congruence of triangles, triangular inequality, the external angle theorem, other teeth. All these contents were presented in light of a previously chosen axiomatic structure. At the end of each HQ some activities were proposed. The answers presented by the students helped the researchers to identify the types of geometric thinking developed by them. The data showed that deductive reasoning, although not as easy to achieve, can be stimulated and developed by students. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Associação de Professores de Matemática (APM) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Geometria Euclidiana | por |
dc.subject | Níveis de pensamento geométrico | por |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | por |
dc.title | O desenvolvimento do raciocínio geométrico dos estudantes e a leitura de histórias em quadradinhos: uma articulação possível | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationConferenceDate | 9 Abril - 10 Abril 2017 | por |
sdum.event.title | XXVIII SIEM | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 274 | por |
oaire.citationEndPage | 291 | por |
oaire.citationConferencePlace | Viseu | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | Atas do XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AtasXXVIIISIEM_Elias_Martinho.pdf | 651,44 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |