Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55400

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAssis, Elias Santiago depor
dc.contributor.authorMartinho, Maria Helenapor
dc.date.accessioned2018-07-25T08:41:01Z-
dc.date.available2018-07-25T08:41:01Z-
dc.date.issued2017-04-
dc.identifier.citationAssis, E. S., & Martinho, M. H. (2017). O desenvolvimento do raciocínio geométrico dos estudantes e a leitura de histórias em quadradinhos: Uma articulação possível. In L. Menezes, A. Ribeiro, H. Gomes, A. P. Martins, F. Tavares, & H. Pinto, Atas do XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 274-291). Viseu: APM.por
dc.identifier.isbn978-972-8768-67-6por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/55400-
dc.description.abstractEsta pesquisa, de natureza qualitativa, tem como objetivo identificar a variação do pensamento geométrico dos estudantes a partir da leitura de histórias em quadrinhos que versam sobre a Geometria Euclidiana numa perspectiva axiomática. Trata-se de um estudo de caso realizado com um grupo de alunos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Através de dezasseis encontros os participantes entraram em contato com sete HQs produzidas e supervisionadas pelos investigadores. Nas HQs foram expostos assuntos como congruência de triângulos, a desigualdade triangular, o teorema do ângulo externo, dente outros. Todos estes conteúdos foram apresentados à luz de uma estrutura axiomática previamente escolhida. Ao final de cada HQ foram propostas algumas atividades. As respostas apresentadas pelos discentes ajudaram os investigadores na identificação dos tipos de pensamento geométrico desenvolvidos por eles. Os dados revelaram que o raciocínio de natureza dedutiva, embora não seja tão fácil de se alcançar, pode ser estimulado e desenvolvido pelos alunos.por
dc.description.abstractThis qualitative research aims to identify the variation of students' geometric thinking from the reading of comic books that deal with Euclidean geometry in an axiomatic perspective. This is a case study carried out with a group of students from the Federal University of Recôncavo da Bahia. Through sixteen meetings the participants came into contact with seven comics produced and supervised by the researchers. In the HQs were exposed subjects such as congruence of triangles, triangular inequality, the external angle theorem, other teeth. All these contents were presented in light of a previously chosen axiomatic structure. At the end of each HQ some activities were proposed. The answers presented by the students helped the researchers to identify the types of geometric thinking developed by them. The data showed that deductive reasoning, although not as easy to achieve, can be stimulated and developed by students.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação de Professores de Matemática (APM)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGeometria Euclidianapor
dc.subjectNíveis de pensamento geométricopor
dc.subjectHistórias em quadrinhospor
dc.titleO desenvolvimento do raciocínio geométrico dos estudantes e a leitura de histórias em quadradinhos: uma articulação possívelpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate9 Abril - 10 Abril 2017por
sdum.event.titleXXVIII SIEMpor
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage274por
oaire.citationEndPage291por
oaire.citationConferencePlaceViseupor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationAtas do XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemáticapor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AtasXXVIIISIEM_Elias_Martinho.pdf651,44 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID