Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55100

TítuloUniversidade sénior: ciência em educação não-formal
Autor(es)Fernandes, Daniela
Oliveira, Clara Costa
Nobre, Alexandra
Palavras-chaveComunicação de ciência
Educação não formal
Ciência experimental
Público sénior
Envelhecimento
Data2018
Resumo(s)A ciência na educação não deve ser exclusiva das instituições de educação formal, sendo uma das nossas metas possibilitar o acesso ao conhecimento em ciência a todos os interessados independentemente, entre outros aspetos, da idade, do nível de escolaridade ou do local, característica da educação não formal de adultos, desde a Antiguidade. O mestrado em Educação, especialidade em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, tem atuado em colaboração com o STOL - Science Through Our Lives da Universidade do Minho para a concretização desta finalidade educativa, em contexto de educação de adultos não formal, numa universidade sénior rural localizada no norte de Portugal. Após realizar o diagnóstico de necessidades e interesses do grupo-alvo, traçaram-se os objetivos constituindo-se “facultar aos educandos uma perceção de factos e experiências fundamentada na Ciência”, um dos objetivos específicos emergente do respetivo objetivo geral “facultar aos educandos novas experiências e aprendizagens”. Foram desenhadas atividades integradas em módulos temáticos distintos, a saber: atividades de expressão, atividades lúdicas e culturais, atividades de Educação para a Saúde, módulo de Intergeracionalidade e módulo de Ciência, a apresentar nesta comunicação. Este módulo foi composto por três oficinas separadas em áreas tão distintas como a Ciência do dia-a-dia (odores e paladares, alimentação), a energia (funcionamento do micro-ondas, eficiência energética de diferentes tipos de lâmpadas, as energias renováveis) e fauna e flora (identificação de espécies arbóreas do concelho por análise das folhas, detalhes curiosos de plantas e animais por observação de imagens muito ampliadas dos mesmos, entre outras atividades). Como forma de conclusão apresentaremos a avaliação das atividades referidas e o seu resultado.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55100
ISBN978-989-98174-9-4
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:CEHUM - Comunicações
DBio - Comunicações/Communications in Congresses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Universidade Sénior- Ciência em educação não-formal .pdf
Acesso restrito!
2,5 MBAdobe PDFVer/Abrir
Livro Congresso.pdf
Acesso restrito!
9,65 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID