Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55047

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAfonso, José Antóniopor
dc.contributor.authorGonçalves, Maria José Vieirapor
dc.date.accessioned2018-06-12T13:36:04Z-
dc.date.available2020-01-01T07:00:53Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/55047-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)por
dc.description.abstractO presente relatório é o culminar do projeto de estágio com toxicodependentes e alcoólicos em contexto de Reinserção Social, no âmbito do Mestrado em Educação, Área de Especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária. Após o internamento numa Comunidade Terapêutica, em tratamento de dependências do álcool e das drogas assiste-se à transição para a Reinserção Social, onde se procura proceder à integração dos toxicodependentes e alcoólicos na sociedade, fomentado aprendizagens que promovam autonomia, hábitos e rotinas mais saudáveis. Combatendo o estigma da exclusão social, a presente intervenção pretendeu orientar estes indivíduos, à luz da animação sociocultural, para a aquisição de competências que lhes permitiram preparar-se para uma reinserção digna na sociedade. Ao longo do projeto enfrentaram os seus medos, adquiriram conhecimentos socio laborais e trabalharam competências de interação grupal e autoestima.por
dc.description.abstractThe present report is the culmination of the project of internship with drug addicts and alcoholics in context of Social Reintegration, in scope of Master Degree in Education, Adult Education and Community Intervention Area. After of internment on a Therapeutic Community under treatment of alcohol and drugs dependency, it is attended the transition to Social Reintegration, which seeks to integrate drug addicts and alcoholics into society, fostering learnings that promote autonomy, habits and healthy routines. Combating the stigma of social exclusion, the present intervention intended to guide these individuals, to the light of Sociocultural Animation, to acquisition of skills that allowed them to prepare themselves to a reinsertion into society. Throughout the project they faced their fears, acquired socio-labour knowledge and worked on interaction skills and self-esteem.eng
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectReinserção socialpor
dc.subjectExclusão socialpor
dc.subjectAnimação socioculturalpor
dc.subjectDependênciaspor
dc.subjectSocial reintegrationpor
dc.subjectSocial exclusionpor
dc.subjectSociocultural animationpor
dc.subjectDependenciespor
dc.titleUm caminho de aprendizagens: reinserção social de toxicodependentes e alcoólicospor
dc.title.alternativeA learning path: social reintegration of drug addicts and alcoholicseng
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201917521por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Jose Vieira Goncalves.pdfRelatório de Estágio13,65 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID