Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55024

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorZamith-Cruz, Juditepor
dc.contributor.authorCarvalho, Maria de Lurdes Dias depor
dc.date.accessioned2018-06-07T13:52:02Z-
dc.date.available2018-06-07T13:52:02Z-
dc.date.issued2017-01-
dc.identifier.citationZamith-Cruz, J., & Carvalho, M. L. (2017). Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo de escolar. Sobredotação, 15(1), 269-284.-
dc.identifier.issn0875-0106-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/55024-
dc.description.abstractJunto de sete estudantes universitários, referenciados nas escolas como “sobredotados”, teve-se o objetivo de auscultar histórias familiares e escolares. No presente estudo, realizado em Braga, Portugal, utilizou-se o método biográfico e, mediante entrevistas semiestruturadas, os estudantes narraram trajetórias e episódios de pressão de êxito. Não tendo sido antecipado o relevo de práticas de bullying, foram explicitadas em dois dos sete relatos, situações de jovens intimidados de forma física, verbal e/ou psicológica. Destas entrevistas, com cariz de narrativas autobiográficas, apresentar-se-ão as análises, em que sobressaem Ricardo e Mário, que se “importam” com os maus relacionamentos com pares. São debatidas formas de agressão, que partem de um inicial desequilíbrio de poder, incitando o agressor a abusar do colega de forma discricionária e sistemáticapor
dc.description.abstractWe had intended to listen seven college students, referenced in schools as “gifted”, about their family and school stories. In this study, held in Braga, Portugal, we used the biographical method and through semi-structured interviews, the students narrated trajectories and episodes of pressure to success. Having not been anticipated relief of bullying practices, in youth, two of the seven reports explain intimidated situations of physical, verbal and/or psychological form. These interviews with nature of autobiographical narratives, will present the analysis of Ricardo and Mario texts. They “are worried” about bad relationships with peers. We discuss forms of aggression, starting from an initial imbalance of power, prompting the attacker to abuse colleague with systematic manners and discretionary acts that cause injury.eng
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.description.sponsorshipFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSobredotaçãopor
dc.subjectBullyingpor
dc.subjectMétodo Biográficopor
dc.subjectInsucesso escolarpor
dc.subjectGiftedness-
dc.subjectBullying-
dc.subjectBiographical Method-
dc.subjectSchool failure-
dc.titleSobredotação e bullying: análise textual do e no tempo de escolarpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://www.aneis.org/wp-content/uploads/2017/02/sobredotacao2016.pdf-
oaire.citationStartPage269por
oaire.citationEndPage284por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalSobredotaçãopor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sobredotação e bullying.pdf179,02 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID