Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54630

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Sara Raquel Reis dapor
dc.date.accessioned2018-05-02T09:13:43Z-
dc.date.available2018-05-02T09:13:43Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn2175-795X-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/54630-
dc.description.abstractO nosso estudo, ainda que parcelar, centra-se na ilustração portuguesa para a infância dos anos 50 do século XX, procurando dar conta de uma das suas tendências mais salientes: a participação de pintores e/ou artistas plásticos na composição visual das obras para a infância. Numa época cuja criação artística se encontrava cingida pelas normas do regime ditatorial, alguns dos volumes publicados em Portugal revelam já um apurado sentido estético e, em certos casos, uma original concepção do livro enquanto objecto estético. A reflexão que se apresenta parte da análise das primeiras edições de dois contos clássicos da autoria da reconhecida autora Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004), designadamente de A Menina do Mar (1958) e A Noite de Natal (1959). Ambos alvo de sucessivas edições até ao presente, ostentam uma marcante composição visual, assinada por duas importantes artistas plásticas: Sarah Affonso (1899-1983) e Maria Keil (1914-2012), respectivamente. Os seus trabalhos ilustrativos testemunham diversamente uma especial visão da ilustração e da sua função, bem como do próprio objecto-livro para crianças.por
dc.description.abstractThis study, which is part of a wider one, focuses on Portuguese illustration for children of the 1950s, in an effort to present one of its salient trends: the participation of painters and other artists in the visual composition of works for children. At a time when artistic creation was bound by the norms of the dictatorial regime, some of the volumes published in Portugal already show a keen aesthetic sense and, in certain cases, an original conception of the book as an aesthetic object. The reflection that has, as its starting point, the analysis of the first editions of two classic tales by the recognized author Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004), namely A Menina do Mar (1958) and A Noite de Natal (1959). Both target of successive editions to date, flaunt a striking visual composition, signed by two important plastic artists: Sarah Affonso (1899-1983) and Maria Keil (1914-2012), respectively. Their illustrative works differently witness a special view of illustration and its function, as well as of the object-book for children.por
dc.description.abstractNuestro estudio, aunque parcial, se centra en la ilustración portuguesa para la infancia de los años 50 del siglo XX, intentando abordar una de sus tendencias más destacadas: la participación de pintores y/o artistas plásticos en la composición visual de las obras infantiles. En una época cuya creación artística estaba restringida por las normas del régimen dictatorial, algunos de los volúmenes publicados en Portugal revelan ya un rico sentido estético y, en ciertos casos, una original concepción del libro como objeto estético. La reflexión que se presenta parte del análisis de las primeras ediciones de dos cuentos clásicos de la reconocida autora Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004), especialmente A Menina do Mar (1958) y A Noite de Natal (1959). Ambos han sido objeto de sucesivas ediciones hasta la actualidad y presentan una característica de composición visual, firmada por dos importantes artistas plásticas: Sarah Affonso (1899-1983) y Maria Keil (1914-2012), respectivamente. Sus propuestas ilustrativas expresan de modo diferente una especial visión de la ilustración y de su función, así como del propio objeto-libro para la infancia.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal; Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectliteratura infantilpor
dc.subjectIlustraçõespor
dc.subjectHistória da Literaturapor
dc.titleLiteratura e ilustração portuguesa para a infância nos anos 50 do século XX: Sophia de Mello Breyner com Sarah Affonso e Maria Keilpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage57por
oaire.citationEndPage71por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationConferencePlaceUniversidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis Brasilpor
oaire.citationVolume36por
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalPerspectiva: Revista do Centro de Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sophia, Sarah Affonso e Maria Keil.pdf560,64 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID