Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54627

TítuloA ESTREIADIÁLOGOS como fórum de consolidação da investigação-ação no mundo lusófono
Autor(es)Flores, Maria Assunção
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Palavras-chaveRevista ESTREIADIÁLOGOS
Investigação-ação crítica e colaborativa
Mundo Lusófono
Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa
Collaborative Action Research Network
DataJul-2016
EditoraRede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa (ESTREIADIÁLOGOS)
RevistaEstreiadiálogos
CitaçãoFlores, Maria Assunção, & Silva, Carlos (2016). Editorial: A ESTREIADIÁLOGOS como Fórum de Consolidação da Investigação-Ação no Mundo Lusófono. ESTREIADIALOGOS – Revista da Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa, n.º 1 (Vol. I), 09-19, Julho de 2016 (ISSN 2183-8402).
Resumo(s)É com muito gosto que apresentamos o primeiro número da revista ESTREIADIÁLOGOS, a revista da Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa, criada em novembro de 2015, com o mesmo nome, na sequência do Congresso Anual da Collaborative Action Research Network. A ESTREIADIÁLOGOS, à semelhança das suas redes congéneres noutros países, visa contribuir para melhorar a qualidade da prática profissional através da investigação-ação crítica e orientada para a mudança, problematizando e transformando essa mesma prática numa abordagem situada, colaborativa e assente em valores humanistas e democráticos. A rede pretende ainda reconhecer e afirmar o papel da língua portuguesa na investigação e na comunicação da investigação, e, portanto, a necessidade de construir cenários plurilingues e contra-hegemónicos através da constituição de redes com matrizes linguísticas diversas e aproximar realidades que, sendo distintas, partilham patrimónios linguísticos e culturais historicamente construídos, reforçando a interação entre elas e produzindo conhecimento potencialmente significativo para as comunidades que as habitam. Assim, pretende-se reforçar a dimensão política e emancipatória da investigação no sentido de contribuir para a mudança e melhoria das práticas profissionais e dos contextos em que são desenvolvidas, em busca de uma sociedade mais democrática, mais justa e mais humana. A investigação-ação implica a problematização e a transformação das práticas através do envolvimento das pessoas, do questionamento de estereótipos, da reflexividade, da colaboração e da empatia. Por isso, a gestão de dilemas e as questões de natureza ética assumem um lugar central na missão da ESTREIADIÁLOGOS, no sentido de uma maior justiça cognitiva e social, ao consagrar as vozes das pessoas que vivenciam processos de mudança nos contextos da prática (para mais informações, ver www.estreiadialogos.com). São três os principais objetivos da Rede: i) apoiar, fomentando projetos de investigação-ação (de natureza local, regional, nacional ou internacional) com vista à melhoria das práticas e contextos profissionais; ii) estabelecer redes e parcerias, promovendo o trabalho colaborativo entre os seus membros, oriundos de países lusófonos, quer através de parcerias desenvolvidas no seu âmbito, quer com outras redes congéneres. A participação da ESTREIADIÁLOGOS no congresso anual da CARN e o trabalho em rede com outras organizações serão duas vertentes a desenvolver neste domínio; e iii) disseminar, dando visibilidade aos trabalhos dos seus membros e divulgar conhecimento produzido através da investigação-ação colaborativa. Entre outros meios, este desiderato é conseguido através da realização de um Seminário Internacional, num dos países de língua oficial portuguesa, para fortalecimento e disseminação da ESTREIADIÁLOGOS, bem como da publicação da revista com o mesmo nome cujo primeiro número se dá agora a conhecer.
It is with great pleasure that we present the first issue of the journal ESTREIADIÁLOGOS, the magazine of the International Collaborative Action-Research Network, created in November 2015, under the same name, following the Annual Congress of the Collaborative Action Research Network. ESTREIADIÁLOGOS, like its counterpart’s networks in other countries, aims to contribute to improving the quality of professional practice through critical action-research and towards change oriented, problematizing and transforming the same practice into a contextualized, collaborative approach based on humanist and democratic values. The network also intends to recognize and affirm the role of the Portuguese Language in the research and communication of research and, therefore, the need to build plurilingual and counter-hegemonic scenarios through the establishment of networks with diverse linguistic matrices and bring together realities that, despite are distinct, share linguistic and cultural heritage historically constructed, reinforce the interaction between that realities, and produce potentially meaningful knowledge for the communities that inhabit them.
TipoEditorial em revista
URIhttps://hdl.handle.net/1822/54627
ISSN2183-8402
Versão da editorahttps://goo.gl/wj1PpM
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Flores_&_Silva_estreiadialogos_n.01(vol1)_editorial_&capa.pdf968,19 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID