Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/54320
Título: | A evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia pós-ENEM-SISU |
Outro(s) título(s): | Dropout frequency in undergraduation courses of the Federal University of the Reconcavo of Bahia post-ENEM - SISU |
Autor(es): | Santos, Janete dos |
Orientador(es): | Torres, Leonor Lima |
Palavras-chave: | Educação superior ENEM SISU Evasão Abandono Higher education Dropout frequency Abandonment |
Data: | 11-Dez-2017 |
Resumo(s): | A presente investigação aporta-se na temática da evasão na educação superior em uma
instituição federal de ensino superior no Brasil após a adoção do Exame Nacional do Ensino
Médio (ENEM) e do Sistema de Seleção Unificada (SISU) como mecanismo de acesso de novos
estudantes. A pesquisa abrangeu o período entre 2010 e 2013 analisando o perfil daqueles que
ingressaram durante esse tempo e que saíram da instituição. Com o objetivo de compreender a
evasão de forma multidimensional, a investigação foi iniciada com a busca da redefinição
conceptual, o que gerou três vias conceituais para a evasão: a forma semântica de apresentação
do vocábulo que converge com a saída do estudante; ao efeito cultural ou de representação
adotado a partir do contexto de cada instituição e, por fim, a forma metodológica, estabelecida
matematicamente pelos órgãos de supervisão para o cálculo do indicador daqueles que
abandonam. As considerações teóricas explicitaram diferentes fatores que transitaram entre as
dimensões socioeconômicas, individuais e institucionais e que podem estar relacionados ao
fenômeno. Desse modo, o método de investigação, consonante com o objetivo, encontrou no
estudo de caso a estratégia para responder aos motivos da evasão na Universidade Federal do
Recôncavo da Bahia, lócus da pesquisa. Do mesmo modo, o paradigma metodológico qualitativo
referendou-se pelo recurso a instrumentos de recolha dos dados de natureza qualitativa e
quantitativa. A análise documental dos dados dos estudantes demonstrou que esses estudantes
são jovens entre 18 e 24 anos, pretos e pardos, com renda familiar abaixo de quatro salários
mínimos, logo socialmente nas classes C, D e E, sendo que os cursos na área de exatas são os
mais afetados com o abandono. O Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas, Zootecnia,
Ciências Sociais e Bacharelado Interdisciplinar em Saúde junto com a Licenciatura em Física
foram os cursos com maiores índices de evadidos em cada centro de ensino. Os resultados do
inquérito por questionário aplicado a 252 estudantes e as entrevistas realizadas com 29
professores, apontaram para a multidimensionalidade do fenômeno, na medida em que os
motivos transitam por diferentes fatores. A análise fatorial exploratória contribuiu para o
entendimento de que os fatores organizacionais e institucionais permeiam de maneira mais
persistente a evasão na instituição. Desse modo, concluiu-se que, conjugando-se com o perfil
socioeconômico dos estudantes evadidos, a permanência precisa ir além de assegurar condições
materiais, mas comprometer-se com o acolhimento e a permanência pedagógica numa
dimensão de estudo da evasão cultural. The present investigation is focused on the dropout frequency in a federal institution of higher education in Brazil after the adoption of the National High School Examination (ENEM) and the Unified Selection System (SISU) as a mechanism for new students’ admission. The survey covered the period between 2010 and 2013 analyzing the profile of those students who were admitted during this period and left the institution. In order to understand dropout from a multidimensional way, the investigation began with the search for conceptual redefinition, which generated three conceptual pathways for dropout frequency: the semantic form of the word presentation that converges with the student's exit; to the cultural or representation effect adopted from the context of each institution and, finally, the methodological form, mathematically established by the supervision bodies for the indicator calculation of those who abandon. Theoretical considerations have explained different factors that have transited among the socioeconomic, individual and institutional dimensions and that may be related to the phenomenon. Thus, the research method, agreeing with the objective, found in the case study the strategy to respond to the reasons for dropout frequency at the Federal University of the Reconcavo of Bahia, locus of the research. Likewise, the qualitative methodological paradigm was based on the use of qualitative and quantitative data collection instruments. The documental analysis of the students' data showed that these students are youngsters between 18 and 24 years old, black and mixed race, with family incomes below four minimum wages, socioeconomically located in classes C, D and E, whereas the exact sciences courses are most affected by the students’ dropout. Bachelor degree in Exact and Technological Sciences, Zoological sciences, Social Sciences and Interdisciplinary Bachelor degree in Health along with the major in Physics were the courses with the highest levels of dropout frequency students in each teaching center. The results of the questionnaire survey applied to 252 students and the interviews with 29 professors pointed to the multidimensionality of the phenomenon, as the reasons go through different factors. The exploratory factor analysis contributed to the understanding that organizational and institutional factors permeate more persistently evasion in the institution. In this way, it was concluded that, in combination with the socioeconomic profile of the evaded students, permanence must go beyond ensuring material conditions, but commit to the reception and the pedagogical permanence in a dimension of cultural dropout frequency study. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Sociologia da Educação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/54320 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Janete dos Santos.pdf | 7,8 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |