Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54004

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAntunes, Fátimapor
dc.date.accessioned2018-04-06T10:07:42Z-
dc.date.available2018-04-06T10:07:42Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.citationAntunes, Fátima (2017). Políticas públicas e ensino secundário: caminhos da democratização. In Joaquim Machado & José Matias Alves (orgs), Equidade e Justiça em Educação: Desafios de uma escola bem-sucedida com todos (pp. 43-50). Porto: Universidade Católica Editorapor
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/54004-
dc.description.abstractNeste texto, analisam-se dados recentes sobre a expansão da frequência no ensino secundário e discute-se a questão sobre se, como observam certos autores para outras realidades nacionais, a democratização do ensino secundário observada na última década em Portugal e traduzida pela elevação das taxas e do nível de escolarização da população relevante (democratização quantitativa), ocorre segundo uma modalidade segregativa. De acordo com a literatura, esta modalidade de democratização verifica e mantém diferenciais significativos, com concentração e representação distorcida nas várias fileiras, quanto à presença dos diversos segmentos da população relevante.por
dc.description.abstractThis text, analyses recent data on the expansion of secondary education and raises the question as to whether, as some authors point out to other national realities, the democratization of secondary education observed in Portugal in the last decade and translated by the rise in rates and the level of schooling of the relevant population (quantitative democratization), occurs according to a segregative modality. According with the literature, this modality of democratisation verifies and maintains significant differentials, with concentration and distorted representation of the different segments of the relevant populationin the various pathways.por
dc.description.sponsorshipFCT/MCTES-PTpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Católica Editorapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectEnsino secundáriopor
dc.subjectSecondary educationpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectDemocratizaçãopor
dc.subjectDemocratização segregativapor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectPublic policiespor
dc.subjectDemocratizationpor
dc.titlePolíticas públicas e ensino secundário: Caminhos da democratizaçãopor
dc.typebookPartpor
dc.peerreviewednopor
dc.relation.publisherversionhttp://www.uceditora.ucp.pt/site/custom/template/ucptpl_uce.asp?SSPAGEID=3005&lang=1&artigoID=1706por
oaire.citationStartPage43por
oaire.citationEndPage50por
oaire.citationConferencePlacePorto, Portugalpor
dc.identifier.eisbn978-989-8835-37-6-
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.bookTitleEquidade e Justiça em Educação: Desafios de uma escola bem-sucedida com todospor
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2017 Políticas Públicas ens sec Caminhos democratização Equidade e Justica em Educacao.pdf2,61 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID