Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/53649

TitleOs conflitos bélicos e a criança na literatura infantil
Other titlesThe war and children in children's literature
Los conflictos bélicos y la infancia en la literatura infantil
Author(s)Azevedo, Fernando
Balça, Ângela
Selfa Sastre, Moisés
KeywordsGuerra
Literatura Infantil
Crianças
Valores
War
Children
Children's Literature
Guerra
Jóvenes lectores
Literatura infantil
Issue date2017
PublisherUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
JournalPerspectiva
CitationAZEVEDO, Fernando; BALÇA, Angela; SELFA SASTRE, Moisés (2017). Os conflitos bélicos e a criança na literatura infantil. Perspectiva, 35(4), 1141-1156.
Abstract(s)Os textos da literatura infantil, propondo uma modelização dos realia, constituem excelentes ocasiões para falar, de modo aberto, acerca de temas difíceis, buscando, coletivamente, soluções para os mesmos. Desde sempre, os temas difíceis foram, de algum modo, tratados na literatura infantil, apesar das reservas que a sociedade pode ou não ter em relação à sua abordagem junto dos mais novos. Se por um lado a Humanidade procura proteger as crianças destes temas mais complexos, esta proteção não pode nem deve ser confundida com ignorância, relativamente a acontecimentos ou a aspetos com os quais os mais jovens se podem vir a confrontar. Deste modo, o nosso estudo centra-se em três obras de literatura infantil portuguesas que abordam a situação da guerra e que possibilitam pensar e interrogar o lugar da criança nesse contexto. A primeira obra, com o formato de um caderno escolar, é uma homenagem às crianças mortas pelos bombardeamentos de Gaza, levados a cabo pelas tropas israelitas, no verão de 2014. A segunda obra fala-nos de um muro, metáfora que separa povos e mundos, e cujo derrube é essencial para assegurar a consecução da felicidade coletiva. A terceira obra configura um testemunho: perante o infortúnio da guerra e da miséria humana, importa nunca desistir e encontrar forças para renascer sempre. Ainda que as três obras, unidas pelo protocolo da ficcionalidade, não se refiram aos mesmos eventos histórico-factuais, elas podem ser lidas em conjunto, potenciando interpretações suscetíveis de ajudarem as crianças a pensar o lugar que cada uma tem e pode desempenhar numa sociedade globalizada, onde os ideais da Paz, da Fraternidade, do Amor e do Respeito pelo Próximo continuam a ter de ser fortemente cultivados diariamente.
The texts of children's literature, proposing a modeling of realia, are excellent occasions to speak openly, about difficult subjects, seeking solutions to them. As always, difficult issues were somehow treated in children's literature, despite reservations society may or may not have in relation to its approach next to the young. Thus, our study focuses on three works of children's literature that discuss the war situation and allow to think and to question the place of the child in this context. The first work, in the format of a school notebook, is a tribute to children killed by the bombing of Gaza, carried out by Israeli forces in the summer of 2014. The second work speaks of a wall, a metaphor that separates people and worlds, and whose destruction is essential to ensure the achievement of a collective happiness. The third work sets up a witness: in the face of the misfortune of war and human misery, it´s important never give up and find strength to be reborn forever. Although the three works, united by a fictionality protocol, do not refer to the same historical and factual events, they can be read together, enhancing interpretations susceptible of helping children to think about the place that each one has and can play in a globalized society where the ideals of Peace, Brotherhood of Love and Respect for the Next still have to be heavily cultivated daily.
Los textos de literatura infantil, que proponen un modelado de los realia, constituyen excelentes ocasiones para hablar de temas difíciles, buscando soluciones para los mismos. Desde siempre, los temas difíciles fueron tratados en la literatura infantil, a pesar de las reservas que la sociedad pudo o no tener en relación a su abordaje con los lectores iniciales. De este modo, nuestro estudio se centra en tres obras de literatura infantil que abordan la situación de guerra y que posibilitan pensar e interrogar el lugar que ocupa el niño en ese contexto. La primera obra, con el formato de un cuaderno escolar, es un homenaje a los niños muertos por los bombardeos de Gaza, llevados a cabo por las tropas israelitas, en el verano de 2014. La segunda obra nos habla de un muro, metáfora que separa pueblos y mundos, y cuyo derrumbamiento es esencial para asegurar la consecución de la felicidad colectiva. La tercera obra establece un testigo: en vista de la desgracia de la guerra y de la miseria humana, uno nunca se puede dar por vencido y debe encontrar la fuerza para renacer siempre. A pesar de que las tres obras, unidas por el protocolo de ficcionalidad, no se refieren a los mismos eventos histórico-factuales, ellas pueden ser leídas en conjunto, potenciando interpretaciones susceptibles de ayudar a las jóvenes generaciones a pensar el lugar que tienen y pueden desempeñar en una sociedad globalizada, donde los ideales de Paz, de Fraternidad, de Amor y de Respeto por el Prójimo tienen que ser cultivados a diario.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/53649
ISSN2175-795X
0102-5473
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

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