Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53606

TítulopareSeres da terra e a música popular portuguesa no Conservatório do Vale do Sousa
Outro(s) título(s)pareSeres da terra and Portuguese popular music at the Conservatory of Vale do Sousa
Autor(es)Pacheco, António
Palavras-chavepareSeres da terra
Ensino especializado da música
Música popular portuguesa
Conservatório do Vale do Sousa
Specialized teaching of music
Portuguese popular music
Conservatory of Vale do Sousa.
DataDez-2017
EditoraUniversidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
RevistaRevista Vórtex
CitaçãoRibeiro, A. J. P. (2017). pareSeres da terra e a música popular portuguesa no Conservatório do Vale do Sousa. Revista Vórtex, Curitiba, v.5, n.3, pp.1-20.
Resumo(s)Este artigo aborda a problemática do ensino da música em Portugal, após a sua inserção no sistema geral de ensino, e apresenta um relato de experiência desenvolvido no Conservatório do Vale do Sousa - Lousada, no âmbito do projeto pareSeres da terra. Este projeto tem como principal propósito responder às necessidades de renovação da escola de música. Neste sentido, pretende consciencializar para a necessidade de introduzir no currículo do Conservatório do Vale do Sousa outras tipologias musicais, ou seja, outros estilos e géneros musicais, divulgar o património musical português não erudito, sensibilizar os mais novos para a preservação da cultura musical portuguesa e solidificar o projeto de escola. Apresenta, igualmente, uma viagem retrospetiva em torno da programação levada a cabo durante estes dez anos de evento e conclui-se que pareSeres da terra representa uma proposta inovadora e de ruptura com a conceção de escola de música assente no paradigma tradicional.
This article deals with the problems of music education in Portugal, after its insertion in the general teaching system, and presents an experience report developed at the Conservatory of Vale do Sousa -Lousada, within the context of the pareSeres da terra project. This project has as main purpose to respond to the renovation needs of the music school. In this sense, it intends to raise awareness of the need to introduce other types of music in the Conservatory of Vale d o Sousa curriculum, to disclose the non-erudite Portuguese musical heritage , to sensitize the younger generation to the preservation of Portuguese musical culture and to solidify the school project. It also presents a retrospective tour of the programming carried out during these ten years of the event and it is concluded that pareSeres da terra represents an innovative proposal and break with the design of a music school based on the traditional paradigm.
TipoArtigo
DescriçãoConservatório do Vale do Sousa - Lousada - Portugal
URIhttps://hdl.handle.net/1822/53606
ISSN2317-9937
Versão da editoravortex.unespar.edu.br/ribeiro_v5_nº3.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ribeiro_v5_n3.pdfpareSeres da terra283,58 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID