Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53291

TítuloA configuração do ensino da Gramática nos novos manuais de Português do 9.º ano
Outro(s) título(s)The configuration of Grammar teaching in Portuguese language textbooks of the 9th grade
Autor(es)Silva, António Carvalho da
Palavras-chaveensino do Português
Educação linguística
Conhecimento explícito da língua
Gramática
Manuais escolares
Portuguese language teaching
Linguistic education
Language awareness
Grammar
Textbooks
Data2016
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
RevistaDiacrítica
CitaçãoSilva, A. C. D. (2016). A configuração do ensino da Gramática nos novos manuais de Português do 9. º ano. Revista Diacrítica, 30(1), 83-112
Resumo(s)Em 2012, os textos programáticos de Português adotaram o termo "gramática" para designar a área do conhecimento explícito da língua. Esta mudança de designação desse domínio central do ensino do Português sugere um reforço do conhecimento linguístico formal. Assim, aprender gramática significará conhecer melhor uma dada língua natural, utilizando esses conhecimentos na melhoria das habilidades comunicativas do falante. Na sequência desses textos oficiais,foi também concretizada a publicação(desde 2013) de novos manuais escolares de Português para o Ensino Básico, que terão incorporado algumas alterações. É a partir desta hipótese inicial que se desenvolve a discussão deste ensaio: investigar, primeiro em teoria, como se redefine a natureza da gramática na escola, para, de seguida, numa análise empírica, verificar se alguns livros de Português do 9.º ano concebem novas atividades de aprendizagem da gramática, tendo por base metodologias de ensino inovadoras
In 2012, Portuguese language syllabi adopted the term "grammar" in order to refer to language awareness. This change of terminology for a central area of Portuguese language teaching suggests a reinforcement of formal linguistic knowledge. Thus, learning grammar will mean not only a better knowledge of a given natural language, but also making use of that knowledge for the improvement of the communicative skills of speakers. As a consequence of the official guidelines, since 2013 new Portuguese language textbooks have been adopted for Primary Education which may already have introduced some modifications. It is from this assumption that the aim of this paper develops, first in a theoretical way, to establish how the nature of grammar is redefined at school and, then, by means of an empirical analysis, to check if 9th grade textbooks conceive new activities for grammar learning, by the implementation of innovative teaching methodologies
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/53291
ISSN0807-8967
Versão da editorahttp://www.scielo.mec.pt/scielo.php?pid=S0807-89672016000100005&script=sci_arttext&tlng=es
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Configuração do Ensino da Gramática, SILVA, 2016.pdf348,21 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID