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dc.contributor.authorSilva, António Carvalho dapor
dc.date.accessioned2018-03-23T10:44:19Z-
dc.date.available2018-03-23T10:44:19Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSilva, A. C. D. (2016). A configuração do ensino da Gramática nos novos manuais de Português do 9. º ano. Revista Diacrítica, 30(1), 83-112por
dc.identifier.issn0807-8967por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/53291-
dc.description.abstractEm 2012, os textos programáticos de Português adotaram o termo "gramática" para designar a área do conhecimento explícito da língua. Esta mudança de designação desse domínio central do ensino do Português sugere um reforço do conhecimento linguístico formal. Assim, aprender gramática significará conhecer melhor uma dada língua natural, utilizando esses conhecimentos na melhoria das habilidades comunicativas do falante. Na sequência desses textos oficiais,foi também concretizada a publicação(desde 2013) de novos manuais escolares de Português para o Ensino Básico, que terão incorporado algumas alterações. É a partir desta hipótese inicial que se desenvolve a discussão deste ensaio: investigar, primeiro em teoria, como se redefine a natureza da gramática na escola, para, de seguida, numa análise empírica, verificar se alguns livros de Português do 9.º ano concebem novas atividades de aprendizagem da gramática, tendo por base metodologias de ensino inovadoraspor
dc.description.abstractIn 2012, Portuguese language syllabi adopted the term "grammar" in order to refer to language awareness. This change of terminology for a central area of Portuguese language teaching suggests a reinforcement of formal linguistic knowledge. Thus, learning grammar will mean not only a better knowledge of a given natural language, but also making use of that knowledge for the improvement of the communicative skills of speakers. As a consequence of the official guidelines, since 2013 new Portuguese language textbooks have been adopted for Primary Education which may already have introduced some modifications. It is from this assumption that the aim of this paper develops, first in a theoretical way, to establish how the nature of grammar is redefined at school and, then, by means of an empirical analysis, to check if 9th grade textbooks conceive new activities for grammar learning, by the implementation of innovative teaching methodologiespor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectensino do Portuguêspor
dc.subjectEducação linguísticapor
dc.subjectConhecimento explícito da línguapor
dc.subjectGramáticapor
dc.subjectManuais escolarespor
dc.subjectPortuguese language teachingpor
dc.subjectLinguistic educationpor
dc.subjectLanguage awarenesspor
dc.subjectGrammarpor
dc.subjectTextbookspor
dc.titleA configuração do ensino da Gramática nos novos manuais de Português do 9.º anopor
dc.title.alternativeThe configuration of Grammar teaching in Portuguese language textbooks of the 9th gradepor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.mec.pt/scielo.php?pid=S0807-89672016000100005&script=sci_arttext&tlng=espor
oaire.citationStartPage83por
oaire.citationEndPage112por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolume30por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalDiacríticapor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

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