Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/53131
Título: | Educação histórica e educação patrimonial - Novos desafios |
Autor(es): | Barca, Isabel Solé, Glória Pinto, Helena Lopez, Rámon Facal Gil, Tània Martinéz Sabaté, Miquel |
Palavras-chave: | Educação Patrimonial Educação Histórica Educação em Museus Educação |
Data: | 2015 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Citação: | Barca, I.; Solé, G; Pinto, H.; Lopez, R. F.; Martinéz, T.& Sabaté, M. (2015). Educação histórica e educação patrimonial- novos desafios. In Glória Solé (Org.). Educação Patrimonial: contributos para a construção de uma consciência patrimonial (pp.53-75). Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho |
Resumo(s): | O alargamento conceptual do património tem sido acompanhado, nos últimos anos, por uma diversificação das formas de difusão patrimonial e de procedimentos metodológicos no âmbito educativo, ao nível formal – ligada aos currículos escolares e educação regulada –, não formal e até informal, aproveitando os contributos e horizontes abertos pelas novas tecnologias de informação e comunicação. Nesta mesa-redonda discute-se a investigação no âmbito da educação patrimonial, nomeadamente a desenvolvida nas áreas da Educação em História e outras Ciências Sociais, e da Educação em museus e sítios. Analisa-se a possibilidade de consolidação de linhas de pesquisa que cruzem os contributos inovadores destas abordagens, quer do ponto de vista das reflexões teóricas e epistemológicas, quer das experiências educativas que propõem. Os palestrantes debruçam-se sobre esta problemática partindo das seguintes questões: - Como se relacionam os conceitos de património e de educação? - Em que medida a Educação Patrimonial é um território disciplinar, transdisciplinar, interdisciplinar? - Quais os contributos da Educação Patrimonial em termos de natureza da experiência educativa (formal, não formal e informal)? - Que linhas de investigação/inovação considera emergentes/relevantes em Educação Patrimonial e sua relação com a Educação Histórica? |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/53131 |
e-ISBN: | 978-989-8525-43-7 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
E-book-Educacao_Patrimonial- Introdução.pdf | 2,15 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons