Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53131

TítuloEducação histórica e educação patrimonial - Novos desafios
Autor(es)Barca, Isabel
Solé, Glória
Pinto, Helena
Lopez, Rámon Facal
Gil, Tània Martinéz
Sabaté, Miquel
Palavras-chaveEducação Patrimonial
Educação Histórica
Educação em Museus
Educação
Data2015
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitaçãoBarca, I.; Solé, G; Pinto, H.; Lopez, R. F.; Martinéz, T.& Sabaté, M. (2015). Educação histórica e educação patrimonial- novos desafios. In Glória Solé (Org.). Educação Patrimonial: contributos para a construção de uma consciência patrimonial (pp.53-75). Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho
Resumo(s)O alargamento conceptual do património tem sido acompanhado, nos últimos anos, por uma diversificação das formas de difusão patrimonial e de procedimentos metodológicos no âmbito educativo, ao nível formal – ligada aos currículos escolares e educação regulada –, não formal e até informal, aproveitando os contributos e horizontes abertos pelas novas tecnologias de informação e comunicação. Nesta mesa-redonda discute-se a investigação no âmbito da educação patrimonial, nomeadamente a desenvolvida nas áreas da Educação em História e outras Ciências Sociais, e da Educação em museus e sítios. Analisa-se a possibilidade de consolidação de linhas de pesquisa que cruzem os contributos inovadores destas abordagens, quer do ponto de vista das reflexões teóricas e epistemológicas, quer das experiências educativas que propõem. Os palestrantes debruçam-se sobre esta problemática partindo das seguintes questões: - Como se relacionam os conceitos de património e de educação? - Em que medida a Educação Patrimonial é um território disciplinar, transdisciplinar, interdisciplinar? - Quais os contributos da Educação Patrimonial em termos de natureza da experiência educativa (formal, não formal e informal)? - Que linhas de investigação/inovação considera emergentes/relevantes em Educação Patrimonial e sua relação com a Educação Histórica?
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/53131
e-ISBN978-989-8525-43-7
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
E-book-Educacao_Patrimonial- Introdução.pdf2,15 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID