Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52729

TítuloPesquisa-Ação: fortalecimento do trabalho colaborativo para a transformação do contexto educacional
Autor(es)Felício, Helena Maria dos Santos
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Palavras-chavePesquisa-ação
Investigação-ação
Trabalho Coletivo
Desenvolvimento Profissional de Professores
Action research
Collective work
Teacher Professional development
DataDez-2016
EditoraRede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa (ESTREIADIÁLOGOS)
RevistaEstreiadiálogos
Resumo(s)Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a pesquisa-ação enquanto procedimento metodológico que valoriza a dimensão colaborativa nos processos de produção de conhecimento sobre/nas práticas pedagógicas, articulados à transformação do contexto educacional e ao desenvolvimento profissional dos professores. Para tal, discorremos sobre a pesquisa-ação no campo da pesquisa e no campo educacional, ressaltando elementos que nos ajudem a compreender o seu processo constitutivo enquanto metodologia de análise e transformação de uma dada realidade; na sequência, evidenciamos a dimensão coletiva e colaborativa, centrada no contexto educativo, como condição imprescindível para a pesquisa-ação. E, por conclusão, apresentamos considerações sobre as condições necessárias que devem existir no contexto educativo no sentido que tal metodologia seja considerada um instrumento capaz de favorecer a transformação e produção de conhecimento nas práticas pedagógicas e no desenvolvimento profissional docente.
This paper aims to reflect on the action research as a methodological procedure that values collaborative dimension in knowledge production processes of/in pedagogical practices, linked to the transformation of the educational context and the teacher’s professional development. To do so, we carry on about the action research in the research field and educational field, emphasizing elements that help us to understand its constitutive process as a methodology of analysis and transformation of a certain reality; as a result, we noted the collective and collaborative dimension, centred in the educational context, as an indispensable condition for the action research. And, in conclusion, we present considerations on the necessary conditions that must exist in the educational context for such a methodology to be considered a tool to promote the transformation and production of knowledge in teaching practices and the teacher’s professional development.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/52729
ISSN2183-8402
Versão da editorahttps://goo.gl/wbKoL4
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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