Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52729
Título: | Pesquisa-Ação: fortalecimento do trabalho colaborativo para a transformação do contexto educacional |
Autor(es): | Felício, Helena Maria dos Santos Silva, Carlos Manuel Ribeiro da |
Palavras-chave: | Pesquisa-ação Investigação-ação Trabalho Coletivo Desenvolvimento Profissional de Professores Action research Collective work Teacher Professional development |
Data: | Dez-2016 |
Editora: | Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa (ESTREIADIÁLOGOS) |
Revista: | Estreiadiálogos |
Resumo(s): | Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a pesquisa-ação enquanto procedimento metodológico que valoriza a dimensão colaborativa nos processos de produção de conhecimento sobre/nas práticas pedagógicas, articulados à transformação do contexto educacional e ao desenvolvimento profissional dos professores. Para tal, discorremos sobre a pesquisa-ação no campo da pesquisa e no campo educacional, ressaltando elementos que nos ajudem a compreender o seu processo constitutivo enquanto metodologia de análise e transformação de uma dada realidade; na sequência, evidenciamos a dimensão coletiva e colaborativa, centrada no contexto educativo, como condição imprescindível para a pesquisa-ação. E, por conclusão, apresentamos considerações sobre as condições necessárias que devem existir no contexto educativo no sentido que tal metodologia seja considerada um instrumento capaz de favorecer a transformação e produção de conhecimento nas práticas pedagógicas e no desenvolvimento profissional docente. This paper aims to reflect on the action research as a methodological procedure that values collaborative dimension in knowledge production processes of/in pedagogical practices, linked to the transformation of the educational context and the teacher’s professional development. To do so, we carry on about the action research in the research field and educational field, emphasizing elements that help us to understand its constitutive process as a methodology of analysis and transformation of a certain reality; as a result, we noted the collective and collaborative dimension, centred in the educational context, as an indispensable condition for the action research. And, in conclusion, we present considerations on the necessary conditions that must exist in the educational context for such a methodology to be considered a tool to promote the transformation and production of knowledge in teaching practices and the teacher’s professional development. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/52729 |
ISSN: | 2183-8402 |
Versão da editora: | https://goo.gl/wbKoL4 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HFelicio_&_CSilva_estreiadialogogos_n.02(Vol1) 2016-12_&capa.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons