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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCardoso, Paulapor
dc.contributor.authorMamede, Emapor
dc.date.accessioned2018-03-16T12:15:28Z-
dc.date.available2018-03-16T12:15:28Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCardoso, P. & Mamede, E. (2016). Trabalho colaborativo como fonte de recursos para a aula de Matemática – O caso do ensino de frações. In A. P. Canavarro, A. Borralho, J. Brocardo e L. Santos (Eds.), Proceedings do Encontro de Investigação em Educação Matemática. Recursos na Educação Matemática, (pp.369-381) [edição digital]. Évora: SPIEM.por
dc.identifier.issn2182-0023-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/52596-
dc.description.abstractAs mais recentes orientações para a Matemática no Ensino Básico preconizam o contacto aprofundado com as frações ainda durante o 1.º ciclo. Estas orientações preveem a abordagem aos significados quociente, parte-todo, medida e operador. Face à tradicional abordagem ao tema das frações reduzida aos significados parte-todo e operador, torna-se pertinente investigar se as atuais práticas de ensino dos professores refletem aquelas orientações. A investigação aqui apresentada procurou responder às seguintes questões:Como abordam os professores em sala de aula recursos que encontram no contexto formativo facultado pelo trabalho colaborativo? Como abordam os professores os diferentes significados de fração (quociente, parte-todo, medida e operador) nas suas aulas? Que dificuldades apresentam nessa abordagem? Os resultados da observação de aulas de um professor do 1.º ciclo, enquanto participante de um programa de trabalho colaborativo, e subsequente análise qualitativa dos dados recolhidos, revelam dificuldades na abordagem aos significados de fração. Designadamente, assiste-se a uma divergência entre a apreensão e intenção de aplicação dos recursos disponibilizados durante as sessões de preparação de aulas e a efetiva implementação destes em sala de aula. Estes resultados sugerem a necessidade de que, a par da promulgação de novas diretrizes curriculares, sejam regularmente promovidos programas de apoio, de forma continuada, junto da comunidade docente, de forma a garantir maior convergência entre currículo e práticas de ensino.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.description.sponsorshipFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherSociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTrabalho colaborativopor
dc.subjectEnsino de fraçõespor
dc.subjectConhecimento do professorpor
dc.titleTrabalho colaborativo como fonte de recursos para a aula de Matemática – O caso do ensino de fraçõespor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage369por
oaire.citationEndPage382por
oaire.citationConferencePlaceÉvora, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationLivro de atas do EIEM 2016, Encontro em Investigação em Educação Matemática: recursos na educação matemáticapor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

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