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TítuloTrabalho colaborativo como fonte de recursos para a aula de Matemática – O caso do ensino de frações
Autor(es)Cardoso, Paula
Mamede, Ema
Palavras-chaveTrabalho colaborativo
Ensino de frações
Conhecimento do professor
Data2016
EditoraSociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM)
CitaçãoCardoso, P. & Mamede, E. (2016). Trabalho colaborativo como fonte de recursos para a aula de Matemática – O caso do ensino de frações. In A. P. Canavarro, A. Borralho, J. Brocardo e L. Santos (Eds.), Proceedings do Encontro de Investigação em Educação Matemática. Recursos na Educação Matemática, (pp.369-381) [edição digital]. Évora: SPIEM.
Resumo(s)As mais recentes orientações para a Matemática no Ensino Básico preconizam o contacto aprofundado com as frações ainda durante o 1.º ciclo. Estas orientações preveem a abordagem aos significados quociente, parte-todo, medida e operador. Face à tradicional abordagem ao tema das frações reduzida aos significados parte-todo e operador, torna-se pertinente investigar se as atuais práticas de ensino dos professores refletem aquelas orientações. A investigação aqui apresentada procurou responder às seguintes questões:Como abordam os professores em sala de aula recursos que encontram no contexto formativo facultado pelo trabalho colaborativo? Como abordam os professores os diferentes significados de fração (quociente, parte-todo, medida e operador) nas suas aulas? Que dificuldades apresentam nessa abordagem? Os resultados da observação de aulas de um professor do 1.º ciclo, enquanto participante de um programa de trabalho colaborativo, e subsequente análise qualitativa dos dados recolhidos, revelam dificuldades na abordagem aos significados de fração. Designadamente, assiste-se a uma divergência entre a apreensão e intenção de aplicação dos recursos disponibilizados durante as sessões de preparação de aulas e a efetiva implementação destes em sala de aula. Estes resultados sugerem a necessidade de que, a par da promulgação de novas diretrizes curriculares, sejam regularmente promovidos programas de apoio, de forma continuada, junto da comunidade docente, de forma a garantir maior convergência entre currículo e práticas de ensino.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/52596
ISSN2182-0023
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

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