Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52470

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDias, Domingospor
dc.contributor.authorCosta, Cecíliapor
dc.contributor.authorPalhares, Pedropor
dc.date.accessioned2018-03-15T12:11:08Z-
dc.date.available2018-03-15T12:11:08Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationDias, D., Costa, C., & Palhares, P. (2015). Sobre as casas tradicionais de pau-a-pique do grupo étnico Nyaneka-nkhumbi do Sudoeste de Angola. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, 8(1), 10-28por
dc.identifier.issn2011-5474-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/52470-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo recuperar, valorizar e explorar as práticas culturais do grupo étnico Nyanekankhumbi do Sudoeste de Angola na visão etnomatemática evidenciadas no processo de construção de casas de pau-a-pique, tendo em conta a multiculturalidade social escolar que se verifica quase um pouco por todo lado, e em particular, Portugal com um número considerável e crescente de emigrantes africanos e de outras partes do mundo. Cada vez mais se torna pertinente preservar a memória cultural destes povos. O artigo apresenta uma introdução inerente aos estudos etnomatemáticos realizados em África por vários autores; uma metodologia baseada à conversa informal com elementos do grupo, à observação participante e a entrevistas, apoiada pelo registo fotográfico e notas de campo; os resultados da pesquisa foram desenvolvidas na Huíla (Angola) onde foram registados vários conhecimentos matemáticos impregnados com a construção de casas tradicionais dos Nyaneka-nkhumbi que podem ser aproveitados na criação de tarefas no contexto de formação, assunto em curso no projeto de doutoramento do primeiro autor.por
dc.description.abstractThis paper aims to recover, develop, explore and expand the cultural practices of the ethnic group Nyanekankhumbi from southwestern Angola from an ethnomathematical perspective evidenced in the construction of houses of cob wall, keeping in mind the social multiculturalism of schools that exists, in part, almost everywhere, and in particular, in Portugal with a considerable and growing number of immigrants from Africa and other parts of the world. It becomes increasingly relevant to preserve the cultural memory of these people. This paper presents an introduction to the ethnomathematics studies in Africa by various authors usnig a methodology based on informal conversation with group members, participant observation, and interviews, supported by photographic records and written field notes. The results of the research developed in Huíla (Angola) registered much important mathematical knowledge about building the traditional houses of the Nyaneka-nkhumbi that can be understood in the creation of tasks in a context of formation, a topic of interest in the first author‟s doctoral project.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.description.sponsorshipFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidad de Nariño. Departamento de Matemáticas y Estadísticapor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectEtnomatemáticapor
dc.subjectPráticas matemáticas dos Nyaneka-nkhumbipor
dc.subjectEspaço e Formapor
dc.subjectArquitetura vernacularpor
dc.subjectEthnomatematicspor
dc.subjectMathematical practices of Nyaneka-nkhumbipor
dc.subjectSpace and formpor
dc.subjectVernacular architecturepor
dc.titleSobre as casas tradicionais de pau-a-pique do grupo étnico Nyaneka-nkhumbi do Sudoeste de Angolapor
dc.title.alternativeTraditional Houses of the Ethnic Group Nyaneka-nkhumbi of Southwestern Angolapor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/171/273por
oaire.citationStartPage10por
oaire.citationEndPage28por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolume8por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista Latinoamericana de Etnomatemáticapor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
171-1528-1-PB.pdf669,38 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID