Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52420
Título: | Percursos e dinâmicas identitárias de professores universitários: um estudo numa universidade pública portuguesa |
Autor(es): | Pinheiro, Cláudia Flores, Maria Assunção |
Palavras-chave: | Identidade autocompreensão professores universitários |
Data: | 2015 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
Citação: | Pinheiro, C. & Flores, M. A. (2015) Percursos e Dinâmicas Identitárias de Professores Universitários: Um estudo numa universidade pública portuguesa, in Oliveira, L.; Flores, M. A.; Moreira, M. A.; Fernandes, E.; Santos, P.; Pereira, D.; Mesquita, D.; Fernandes, S. & Pinheiro, C. (2015) (Orgs).Atas do Congresso Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC): Universidade do Minho, Braga, ISBN: 978-972-8952-33-4, pp. 446-452 |
Resumo(s): | Processo de Bolonha introduziu mudanças no Ensino Superior (ES), instituindo uma lógica de mercado e competitividade regulada pela economia, impondo novas lógicas, como é o caso da empregabilidade e da necessária flexibilidade de capital humano, com implicações na reconfiguração dos modos de trabalho e nas atividades desenvolvidas pelos professores universitários. Este trabalho pretende compreender o modo como os professores universitários se veem enquanto profissionais, tendo em conta as exigências e os efeitos trazidos pelas mudanças ocorridas no ES e, concretamente, nas várias vertentes do seu trabalho. É nosso intuito perceber os percursos de docentes universitários e o modo como as suas identidades têm sido afetadas, tendo em conta os dilemas, os desafios, as motivações, as preocupações e as alterações ocorridas nos últimos anos. Para tal, pretendemos realizar entrevistas em profundidade com abordagem narrativa e recorrer aos grupos de discussão com o intuito de compreender os percursos e dinâmicas identitárias de professores universitários. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/52420 |
ISBN: | 978-972-8952-33-4 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Texto 2.pdf | 370,53 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |