Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52420

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinheiro, Cláudiapor
dc.contributor.authorFlores, Maria Assunçãopor
dc.date.accessioned2018-03-14T21:32:06Z-
dc.date.available2018-03-14T21:32:06Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationPinheiro, C. & Flores, M. A. (2015) Percursos e Dinâmicas Identitárias de Professores Universitários: Um estudo numa universidade pública portuguesa, in Oliveira, L.; Flores, M. A.; Moreira, M. A.; Fernandes, E.; Santos, P.; Pereira, D.; Mesquita, D.; Fernandes, S. & Pinheiro, C. (2015) (Orgs).Atas do Congresso Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC): Universidade do Minho, Braga, ISBN: 978-972-8952-33-4, pp. 446-452por
dc.identifier.isbn978-972-8952-33-4-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/52420-
dc.description.abstractProcesso de Bolonha introduziu mudanças no Ensino Superior (ES), instituindo uma lógica de mercado e competitividade regulada pela economia, impondo novas lógicas, como é o caso da empregabilidade e da necessária flexibilidade de capital humano, com implicações na reconfiguração dos modos de trabalho e nas atividades desenvolvidas pelos professores universitários. Este trabalho pretende compreender o modo como os professores universitários se veem enquanto profissionais, tendo em conta as exigências e os efeitos trazidos pelas mudanças ocorridas no ES e, concretamente, nas várias vertentes do seu trabalho. É nosso intuito perceber os percursos de docentes universitários e o modo como as suas identidades têm sido afetadas, tendo em conta os dilemas, os desafios, as motivações, as preocupações e as alterações ocorridas nos últimos anos. Para tal, pretendemos realizar entrevistas em profundidade com abordagem narrativa e recorrer aos grupos de discussão com o intuito de compreender os percursos e dinâmicas identitárias de professores universitários.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.description.sponsorshipFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectautocompreensãopor
dc.subjectprofessores universitáriospor
dc.titlePercursos e dinâmicas identitárias de professores universitários: um estudo numa universidade pública portuguesapor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage446por
oaire.citationEndPage452por
oaire.citationConferencePlaceBragapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationAtas do Congresso Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professorespor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Texto 2.pdf370,53 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID