Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52420
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pinheiro, Cláudia | por |
dc.contributor.author | Flores, Maria Assunção | por |
dc.date.accessioned | 2018-03-14T21:32:06Z | - |
dc.date.available | 2018-03-14T21:32:06Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Pinheiro, C. & Flores, M. A. (2015) Percursos e Dinâmicas Identitárias de Professores Universitários: Um estudo numa universidade pública portuguesa, in Oliveira, L.; Flores, M. A.; Moreira, M. A.; Fernandes, E.; Santos, P.; Pereira, D.; Mesquita, D.; Fernandes, S. & Pinheiro, C. (2015) (Orgs).Atas do Congresso Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC): Universidade do Minho, Braga, ISBN: 978-972-8952-33-4, pp. 446-452 | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8952-33-4 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/52420 | - |
dc.description.abstract | Processo de Bolonha introduziu mudanças no Ensino Superior (ES), instituindo uma lógica de mercado e competitividade regulada pela economia, impondo novas lógicas, como é o caso da empregabilidade e da necessária flexibilidade de capital humano, com implicações na reconfiguração dos modos de trabalho e nas atividades desenvolvidas pelos professores universitários. Este trabalho pretende compreender o modo como os professores universitários se veem enquanto profissionais, tendo em conta as exigências e os efeitos trazidos pelas mudanças ocorridas no ES e, concretamente, nas várias vertentes do seu trabalho. É nosso intuito perceber os percursos de docentes universitários e o modo como as suas identidades têm sido afetadas, tendo em conta os dilemas, os desafios, as motivações, as preocupações e as alterações ocorridas nos últimos anos. Para tal, pretendemos realizar entrevistas em profundidade com abordagem narrativa e recorrer aos grupos de discussão com o intuito de compreender os percursos e dinâmicas identitárias de professores universitários. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal | por |
dc.description.sponsorship | Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Identidade | por |
dc.subject | autocompreensão | por |
dc.subject | professores universitários | por |
dc.title | Percursos e dinâmicas identitárias de professores universitários: um estudo numa universidade pública portuguesa | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 446 | por |
oaire.citationEndPage | 452 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | Atas do Congresso Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Texto 2.pdf | 370,53 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |