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dc.contributor.authorSarmento, Teresapor
dc.date.accessioned2018-03-14T16:13:06Z-
dc.date.available2018-03-14T16:13:06Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSarmento, T. (2017). Formação de Professores para uma Sociedade Humanizada. Revista de Educação PUC-Campinas, 22(2), 285-297por
dc.identifier.issn1519-3993-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/52399-
dc.description.abstractPensar a formação de professores na atualidade obriga o educador a refletir sobre a sociedade em que vive, sobre sua visão acerca da escola, sobre os alunos/crianças e jovens, sobre os professores, sobre o presente e o futuro. Em termos de problematização, questiona-se: o que se entende por educação e por formação? Será que se subscreve a perspetiva durkheimiana de que a educação é uma ação vertical de uma geração sobre a outra, com o propósito da transmissão de um patrimônio anteriormente construído? Posiciona-se o educador, ao invés, numa perspectiva de entender a educação como promoção do desenvolvimento global, no sentido definido pela paideia? Que sentidos de educação subjazem na formação de professores? Em que sociedade eles vivem? Esta é a sociedade que desejam? Como se coloca o educador frente a ela, como membro passivo ou, ao contrário, como interventor que assume a sua cidadania? Que visão ele possui daqueles com quem, ou sobre quem, desenvolve a sua profissionalidade: alunos receptores dos conhecimentos que transmite ou pessoas com quem colabora na construção de um conhecimento sócio-histórico? Como eles se entendem como professores: técnicos ou profissionais? E quais as suas perspectivas de formação: reprodutora do instituído ou processo contínuo de profissionalização emancipatória? As questões acima colocadas são o mote para o desenvolvimento do presente artigo, no qual, a partir de uma abordagem global da sociedade atual, das conceções ideológico-educacionais e das condições de ação docente, procura-se situar e problematizar a formação de professores, tendo em vista a promoção de uma sociedade mais humanizada.por
dc.description.abstractReflecting on the training of teachers nowadays forces the educator to think about the society in which one lives, the vision about school, students/children and young people, teachers, the present and the future. To problematize the issue, the following questions arise: what is meant by education and training? Can it be associated to the Durkheimian view that education is a vertical action of generation over another with the purpose of transmitting a previously built heritage? Or should the educator understand education as the promotion of global development, as advocated in paideia? What meanings of education underlie teacher training? In what society do they live? Is this the society they want? Does the educator place herself before society as a passive member or as an intervener who assumes citizenship? What vision does the teacher have of those with whom, or about whom, professionalism is developed: students receiving knowledge transmitted by the teacher or people with whom she collaborates to construct socio-historical knowledge? How do they understand themselves as teachers: as technicians or professionals? And what are their perspectives concerning training: a reproduction of institutions or a continuous process for professional emancipation? The above questions were the motto for the development of the present article in which, based on a global approach of our present society of the ideological-educational concepts and the conditions for teaching, we endeavor to situate and problematize teacher training with the purpose of promoting a more humanized societypor
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal; Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectHumanizaçãopor
dc.subjectOrganização educativapor
dc.subjectTeacher trainingpor
dc.subjectHumanizationpor
dc.subjectEducational organizationpor
dc.titleFormação de professores para uma sociedade humanizadapor
dc.title.alternativeTeacher training for a humane societypor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacaopor
oaire.citationStartPage285por
oaire.citationEndPage297por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationVolume22por
dc.identifier.eissn2318-0870-
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista de Educação PUC-Campinaspor
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